Prefeitura Municipal de Erechim - Vigilância Epidemiológica realiza mais de 3,7 mil exames em 2022
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/17524/vigilncia-epidemiolgica-realiza-mais-de-37-mil-exames-em-2022

17/01/2023

Vigilância Epidemiológica realiza mais de 3,7 mil exames em 2022

Vigilância Epidemiológica realiza mais de 3,7 mil exames em 2022

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde tem por finalidade promover a detecção e prevenção de doenças e agravos transmissíveis à saúde e seus fatores de risco, bem como a elaboração de estudos e normas sanitárias.

 

Entre as atuações estão, as notificações de doenças compulsórias, monitoramento, avaliação, produção e divulgação de informações sobre doenças, gestão e operacionalização do Programa de Imunizações, normatização de informes e alertas epidemiológicos, coordenação das ações relativas às infecções sexualmente transmissíveis (IST), HIV/AIDS e Hepatites Virais no Estado.

 

Conforme a enfermeira Andressa Vedovatto, o enfrentamento das doenças e agravos transmissíveis, bem como nas ações de imunização e ações para vigilância das Infecções sexualmente transmissíveis necessita uma constante integração com a Atenção Primária. “Essa troca de informações e a execução efetiva das ações propostas, tendo como a resolutividade das ações, a identificação de fatores de risco, as ações de prevenção com a vacinação, o foco no diagnóstico precoce, a contenção de surtos e a realização do tratamento adequado”, ressalta Andressa.

 

Conforme os dados apresentados pelo setor houve o recebimento e remanejo de mais de 200 mil vacinas. Além de 3.590 consultas médicas e de enfermagem realizadas pelo setor.

 

A Vigilância Epidemiológica também é responsável pela conferência e digitação das declarações de óbitos e de nascimentos. No ano de 2022 houve 1.096 declarações de óbitos e 1.986 declarações de nascidos vivos que foram digitadas pelo serviço, foram realizados 3.790 exames e entregues 7.455 medicamentos de tuberculose, hepatites, HIV entre outros.