Prefeitura Municipal de Erechim - Em dois anos, 2813 projetos aprovados
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/17508/em-dois-anos-2813-projetos-aprovados

12/01/2023

Em dois anos, 2813 projetos aprovados

Agilidade movimenta indústria, comércio, serviços, gera novos negócios e muitos empregos. "Ano produtivo e transformador", afirma prefeito Paulo Polis

Muito empenho, dedicação, trabalho que movimenta a economia, gera oportunidades de novos negócios e muitos empregos. Assim pode ser definida a aprovação de projetos pela Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria de Obras Públicas, Habitação, Segurança e Proteção Social e Sala de Aceleração de Projetos, que foi em ritmo intenso e entregou os serviços na medida certa para o setor privado andar. De janeiro a dezembro de 2022, o município de Erechim liberou 1357 projetos para construção civil. Em 2021, foram 1456 aprovações, e em dois anos, o total chegou a 2813 autorizações para novos empreendimentos.

“Oportunidade para trabalhar e viver bem”

O prefeito de Erechim, Paulo Polis, afirma que estes dois anos de governo foram muito produtivos e transformadores, em todos os setores da Prefeitura de Erechim, a exemplo da Sala de Aceleração de Projetos, que teve uma média de 117 projetos aprovados por mês e mais de 5 autorizações por dia.

“Estes projetos e serviços prestados pela prefeitura impactam, diretamente, na economia local, na geração de empregos, na abertura de novas empresas, no movimento da indústria, comércio e serviços. Estamos criando oportunidades de trabalho para as pessoas viverem bem. E isso não é pouca coisa”, afirma.

Para exemplificar, acrescenta o prefeito Paulo Polis, em dois anos, Erechim gerou 3339 empregos com carteira assinada, considerando todos os setores da economia. “E a construção civil, e tudo que ela abrange, é uma locomotiva neste processo de geração de novos postos de trabalho, porque está ligada, direta e indiretamente, a todos os outros setores, desde a fabricação dos insumos, comercialização dos produtos e a ampla cadeia de serviços ao setor”, explica.

A economia de Erechim é formada por 16,5 mil CNPJs ativos com micro, pequenas, médias e grandes empresas. “Em função desta realidade, promovemos, permanentemente, qualificação profissional, formas de acessar crédito, serviços para abertura e gestão de empresas, além dos investimentos em educação, saúde, infraestrutura, cultura e lazer”, disse o prefeito.

Parceria importante

O empresário, César Sala, da Lusa Empreendimentos, está construindo pavilhões às margens da ERS 135, o empreendimento tem 17 mil metros quadrados e será destinado para locação de empresas. “Na nossa obra deve passar mais de 150 profissionais até a conclusão do empreendimento, porque são muitas fases diferentes de construção, que envolve montagem da estrutura pré-moldada, cobertura, piso, tubulação de água, esgoto, rede de energia, calçamento, cercamento, acabamentos, entre outros, então, movimenta muitos profissionais de diversos serviços”, comenta.

“Sempre tivemos um bom atendimento da Prefeitura de Erechim, das secretarias de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, e Obras Públicas, Habitação, Segurança e Proteção Social e do Setor de Projetos, desde o início do empreendimento, e todos os ajustes que foram necessários para execução da obra, que está em andamento. Esta parceria com o Poder Público é muito importante, porque facilita a construção civil, a realização de obras grandes e complexas, e estimula o empresário a investir no município, o que, consequentemente, vai gerar mais oportunidades de trabalho”, afirma o empresário César Sala.

Rede de oportunidades

De acordo com o empresário da LBN Estruturas e Pré-Moldados Ltda., Luiz Carlos da Silva, nestes últimos dois anos houve um aumento significativo no número de construções no município de Erechim, pavilhões comerciais e industriais, em aço, concreto ou misto. “Este é um ramo que apostamos e tem nos dado retorno. Hoje, em Erechim, há muitas obras em andamento, isto é, várias oportunidades de negócios para os empresários que prestam serviços nesta área. Cada obra que fazemos tem pelo menos 25 profissionais atuando diretamente, contratados e terceirizados, somente na construção do pavilhão”, observa.

Segundo o empresário, Luiz Carlos da Silva, a agilidade na aprovação dos projetos é fundamental para que o município consiga estabelecer esta rede de oportunidades de negócios e novos empregos. “Porque a construção civil é um setor que movimenta muitos outros setores, indústria, comércio e serviços, antes, durante e depois das obras serem realizadas”, explica.

Novo padrão aprovações

Na avaliação do secretário de Obras Públicas, Habitação, Segurança e Proteção Social, Mario Rossi, estes dois anos foram de muito trabalho e dedicação na aprovação de projetos e em todas as áreas da secretaria. “Este período foi muito satisfatório, porque obtivemos bons resultados, conseguimos estabelecer um novo padrão de trabalho na liberação de projetos da prefeitura, que realmente atendesse a necessidade do setor, imprimimos agilidade e eficiência nos serviços, numa área que destrava toda a engrenagem da economia”, explica.

A rapidez em liberar os projetos, explica o secretário Mario Rossi, não interfere na qualidade dos serviços públicos, já que os processos são analisados de forma muito criteriosa, objetiva e transparente. “Esta agilidade desencadeia um ciclo muito produtivo, muda aquela imagem de que o serviço público é burocrático, atende a todos o profissional que solicitou o processo e a empresa, pessoa que está na expectativa para iniciar o empreendimento”, explica o secretário.

Conforme o secretário, Mario Rossi, o resultado da agilidade na aprovação de projetos pode ser visto em todos os bairros de Erechim. “Em cada bairro do município tem profissionais trabalhando na construção de novas casas, pavilhões industriais e comerciais, a cidade virou um grande canteiro de obras e, tudo isso, destrava a economia. A prefeitura é parceira e fomenta o desenvolvimento social e econômico, cria soluções para o município continuar crescendo a cada dia”, afirma.