Prefeitura Municipal de Erechim - Prefeitura realiza palestra sobre concessões e PPPs
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/17496/prefeitura-realiza-palestra-sobre-concesses-e-ppps

09/01/2023

Prefeitura realiza palestra sobre concessões e PPPs

Prefeitura realiza palestra sobre concessões e PPPs

A Prefeitura de Erechim, através da Secretaria de Administração, realizou na manhã desta sexta-feira (6) no Salão Nobre do Poder Executivo, palestra com o tema Parcerias Público-Privadas (PPPs) e Concessões: Conhecendo este cenário. A atividade foi conduzida pela mestre em Ensino e Gestão de Projetos e especialista em PPPs e concessões, Larissa Junckes.

 

A proposta foi desenvolvida para qualificar o desenvolvimento técnico da equipe da Secretaria de Administração e da equipe que compõe a Comissão das PPPs da Prefeitura de Erechim.

 

Entre os assuntos abordados, destaque para a agilização no desenvolvimento de projetos prioritários do Poder Público, o uso dos recursos públicos e inovação tecnológica. De acordo com a secretária adjunta de Administração, Aline da Costa, nem sempre o Poder Público consegue suprir as demandas exigidas para atender a expectativa da população.

 

“Nesse sentido, inúmeras são as vantagens das PPPs para os municípios, já que essas parcerias disponibilizam infinitos recursos de alta tecnologia e de grande capacidade técnica. Mediante isso, a Prefeitura de Erechim tem investido nas possibilidades oferecidas pela iniciativa privada para a execução dos projetos de maior interesse da sociedade”, disse Aline.

 

Para a secretária adjunta, as PPPs apresentam vantagens como compartilhamento de risco, qualidade na prestação de serviços, capacidade de investimento, inovação, dentre outras. “Além de ser um instrumento de auxílio para otimizar a gestão, as PPPs para os municípios servem de suporte para a execução de trabalhos que a Prefeitura não teria capacidade técnica para realizar”, destaca Aline da Costa.

 

Na avaliação dos participantes, a palestra foi produtiva e abordou assuntos relevantes à modernização dos serviços públicos para a população, e que envolvem toda a estrutura organizacional pública, que por vezes é engessada e demorada e precisa ser reestruturada. O objetivo desse encontro foi fortalecer a quebra de paradigmas e reestruturar o serviço público para ser mais ágil e eficiente no atendimento ao cidadão.

 

Para o prefeito de Erechim, Paulo Polis, a capacitação dos funcionários públicos para atuar nos processos das PPPs é fundamental para o cenário atual vivenciado pelos poderes públicos. “Trabalhar com as PPPs é um compromisso assumido pela nossa gestão, buscando agilizar os processos e dar mais dinamismo as ações da Prefeitura. Vale destacar que as PPPs são uma nova modalidade de gestão pública, que tem como princípio ser mais ágil e eficiente, utilizar melhor os recursos públicos, e de outro lado, atender bem a população”, finaliza o chefe do Executivo Municipal.