Prefeitura Municipal de Erechim - Presente em diferentes serviços, ações e projetos essenciais para Erechim
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/17471/presente-em-diferentes-servios-aes-e-projetos-essenciais-para-erechim

28/12/2022

Presente em diferentes serviços, ações e projetos essenciais para Erechim

O trabalho da Secretaria de Obras Públicas, Habitação, Segurança e Proteção Social de Erechim envolve a realização de obras, loteamentos sociais, aprovação de projetos, leis, fiscalização, sinalização e conscientização de pedestres e motoristas

 

 

 

Os serviços da Secretaria de Obras Públicas, Habitação, Segurança e Proteção Social de Erechim são abrangentes e envolvem diferentes ações e projetos para o desenvolvimento de Erechim, como a realização de obras de saneamento para evitar alagamentos, sinalização de trânsito, recuperação e novos asfaltos, abertura de loteamentos sociais, aprovação de leis e projetos para construção civil e, também, aulas e palestras de conscientização de pedestres e motoristas.

O secretário de Obras Públicas, Habitação, Segurança e Proteção Social, Mario Rossi, comenta que estes dois anos foram de muito trabalho, produtivos, resultado do empenho dos servidores da secretaria para realização de todos projetos. “As ações da secretaria são bem abrangentes, diversificadas, e interligadas com todas as áreas prioritárias ao desenvolvimento econômico e social do município”, afirma.

Aprovação de projetos

“Aprovamos2695projetos para construção civil, em 23 meses,média superior a 100 projetos por mês. Esta agilidade e eficiência movimenta toda a economia erechinense, comércio, prestação de serviços, gerando novos empregos”, explica.

Saneamento

A secretaria fez6335 metros de tubulação para saneamento. “Estas obras passam despercebidas, elas não aparecem, mas são extremamente significativas para evitar alagamentos nas moradias e prejuízos aos moradores”, observa.

Moradias

A Secretaria de Obras Públicas, Habitação, Segurança e Proteção Social auxiliou mais de 100 famílias com programas habitacionais, no ano de 2022. “Oportunizando mais dignidade para estas famílias”, afirma o secretário Mario Rossi.

Lotes sociais

Entre 2021 e 2022, foram disponibilizados 103 lotes sociais no loteamento Bem Morar e 231 no Arvoredo (Verdi), num total de 334 terrenos para as famílias sorteadas construírem a casa própria.

Regulamentação de táxis e transporte por aplicativo

Depois de anos, observa o secretário Mario Rossi, o município regulamentou o transporte de táxi e por aplicativo de Erechim. “O que na prática significa mais segurança aos usuários e motoristas de táxi e de aplicativo”, explica.

Asfaltos

Entre 2021 e 2022, a prefeitura melhorou 521ruas do município,com trabalhos que envolvem três tipos de ações, tapa-buraco, recapeamentos e novos asfaltamentos.

Placas

Neste ano, explica o secretário Mario Rossi, também serão substituídas 1600 placas de identificação das ruas, com números maiores e o CEP em cada via.

Iluminação em LED

Segundo o secretário, Mario Rossi, outro grande projeto que está em andamento é a instalação das lâmpadas de LED, nos bairros de Erechim. “Demos uma resposta efetiva para a demanda de iluminação pública, modernizando e tornando este sistema mais eficiente e sustentável. O objetivo é chegar a 2000lâmpadas até o fim deste ano”, disse.

Escolinha de Trânsito

A Escolinha de Trânsito orienta, conscientiza, sobre a importância da prevenção no trânsito, e realizou 69 aulas práticas, 17 palestras, três blitz educativas, que envolveram mais de 6 mil pessoas ao longo do ano.

Fiscalização no trânsito

A secretaria realizou, ao longo do ano, diversas operações de conscientização em frente às escolas de Erechim, com o objetivo de deixar o trânsito mais seguro e organizado. Também orientou os condutores sobre o correto funcionamento das vagas especiais e alterações na sinalização de diversas ruas. Além disso, fez operações integradas para fiscalizar infrações, contravenções penais e crimes de de trânsito.

Central de britagem

O secretário Mario Rossi, afirma que a central de britagem conseguiu abastecer e atender as demandas da secretaria, ao longo do ano, nas obras de saneamento, pavimentação e construção civil, assim como, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar e Secretaria de Meio Ambiente.

Além disso, a secretaria, nos próximos meses, vai instalar a usina de asfalto quente, que irá modernizar o maquinário da central de britagem, vai reduzir custos, aumentar a durabilidade do asfalto e diminuir a manutenção da malha asfáltica.