Prefeitura Municipal de Erechim - Secretaria de Assistência garante acesso a políticas públicas sociais
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/17437/secretaria-de-assistncia-garante-acesso-a-polticas-pblicas-sociais

20/12/2022

Secretaria de Assistência garante acesso a políticas públicas sociais

Secretaria de Assistência garante acesso a políticas públicas sociais

A atuação da Secretaria de Assistência Social em Erechim ocorre com base em princípios e diretrizes tendo como objetivo garantir o atendimento às necessidades básicas e proporcionar o desenvolvimento pessoal, familiar e social, bem como, oportunizar a capacitação, facilitando a inserção no mercado de trabalho e a geração de renda.

Dentre seus princípios destacam-se o da universalização dos direitos sociais; o respeito à dignidade do cidadão; o direito a benefícios e serviços de qualidade, bem como à convivência familiar, princípios estes assegurados pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Em Erechim, durante o ano de 2022 a pasta contabilizou mais de 30 mil atendimentos entre os setores que a compõem sendo eles: Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), Abrigo Cidadão, Cadastro Único (10 mil a mais do que no último ano), além de implementar novos serviços que foram entregues a comunidade como o ticket alimentação, substituindo a então cesta básica que era fornecida aos usuários, sendo totalizada uma entrega de 5.842 quilos de alimentos, em um valor investido de R$ 849.660,48. Neste ano também foi implementado o Centro de Convivência do Idoso e Centro de Referência em Atendimento as Mulheres (CRAM).

 

Serviços de assistência

O Centro de Convivência do Idoso implementado desde março de 2022 conta com variadas oficinas, como dança, ginástica, câmbio, oficina digital e funcional, com um público atuante de mais de 240 idosos por atividade, além de contar com um amplo espaço, com instalações estruturais que estão sendo reformadas para melhorar ainda mais a experiência ofertada pelo Programa 60+.

Já o CRAM, com atividades iniciadas em julho, soma-se com a Coordenadoria da Mulher no atendimento as mulheres vítimas de violência, compondo juntamente com a rede do Judiciário e demais instâncias na promoção de atividades, escutas e demais ações que venham a auxiliar as mulheres da cidade no rompimento de ciclos de violência, bem como de amparo para com elas.

 

Qualificação gratuita

A secretária de Assistência Social destaca o trabalho realizado com os estudantes na oferta do Curso Preparatório Pré-Enem, realizado pelo segundo ano consecutivo. “No ano de 2022 promovemos a segunda edição do Pré-Enem, programa do governo que tem como objetivo proporcionar aos jovens e adultos um curso preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio, para ingresso em instituições de ensino superior federais ou particulares. Neste ano concluímos o curso com 280 alunos ativos, 100 a mais do que no ano que se passou e somando até o momento com mais de 90 aprovações”, explica a titular da pasta.

Ainda, a Secretaria de Assistência Social realizou no decorrer deste ano diversas atividades para a comunidade, como palestras, caminhadas, varais solidários, campanha do agasalho em parceria com instituições da cidade, arrecadação de alimentos, capacitação de servidores, entre outros feitos que se somam as práticas usuais, fomentando o diálogo entre a pasta com o âmbito privado, para auxiliar os usuários do sistema.

 

CRAS Itinerante

“Para 2023 teremos uma grande novidade que será a implementação e efetivação do CRAS Itinerante, uma iniciativa que tem como objetivo visitar, periodicamente, bairros, interior da cidade, locais de acesso dificultoso, à procura de famílias que estejam dentro das condicionalidades para receber atendimento dos programas, e que por ventura não possuem meios para se deslocar até o CRAS referenciado para elas”, disse a secretária.

Vale destacar que este projeto faz parte do Programa Investe +, sendo investido na efetivação o valor de R$ 700 mil.

“A Secretaria de Assistência Social segue trabalhando em prol da nossa comunidade erechinense, no fortalecimento dos indivíduos e promovendo a dignidade aos mesmos, buscando melhorar a cada novo ano seu compromisso com toda a população da nossa Erechim”, finaliza Clarice Moraes.