Prefeitura Municipal de Erechim - Prevenção e diagnóstico precoce são destaque no Dia Mundial de Luta Contra a AIDS
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/17370/preveno-e-diagnstico-precoce-so-destaque-no-dia-mundial-de-luta-contra-a-aids

01/12/2022

Prevenção e diagnóstico precoce são destaque no Dia Mundial de Luta Contra a AIDS

Nesta quinta-feira (1º) é celebrado o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS com destaque para a prevenção e o diagnóstico precoce. Em Erechim foram realizadas ações de conscientização, prevenção, distribuição de preservativos e materiais informativos e disponibilização de testes rápidos, respectivamente na Esquina Democrática e na Unidade Municipal de Referência em Saúde (UMRS) – antiga UPA.

No Brasil foram diagnosticados e notificados até o ano passado 1.045.355 casos de HIV/AIDS, somente neste mesmo ano foram 13.501 casos novos. O Estado do Rio Grande do Sul encontra-se em terceiro lugar no cenário nacional com maior número de casos notificados, somam-se um total de 102.292 até o ano passado, sendo 1.067 casos novos registrados em 2021, destes 3 em menores de 5 anos de idade. O Estado com maior número de casos registrados é São Paulo, seguido do Estado do Rio de Janeiro.

Segundo estimativa do Ministério da Saúde, cerca de 150 mil pessoas são portadoras do vírus HIV, porém não sabem da sua condição.  Além deste fator, a taxa de casos novos no Brasil vem aumentando significativamente em pacientes jovens (15-24 anos) este aumento caracteriza-se em uma elevação de 50% em seis anos. Isso talvez ocorre, pois esta geração não vivenciou o período de massacre que a AIDS ocasionou, onde o índice de óbitos era muito mais elevado e ocorria também no público jovem.

 

Dados de Erechim

Em Erechim até o mês de outubro deste ano foram registrados 27 casos novos, destes 17 masculino e 10 femininos, sendo 44% dos casos com faixa etária entre os 21 a 40 anos. No ano de 2021 a porcentagem de casos novos na faixa etária entre 21 a 40 anos somava 58%. No momento o Serviço de Assistência Especializada em IST/HIV/AIDS - SAE Erechim atende uma totalidade de 544 pacientes.

O percentual de mortalidade vem reduzindo nos últimos anos graças ao avanço no tratamento que é fornecido de forma gratuita pelo SUS. Na última década houve uma queda de cerca de 10% na taxa de óbitos. Em Erechim entre os anos de 2011 a 2021 ocorreram 34 óbitos entre pessoas de 19 a 66 anos. No ano de 2021 em especifico foram 3 óbitos entre pessoas de 36 a 66 anos, já em 2022 até o mês de outubro não ocorreu nenhum óbito em decorrência da doença.

Saiba mais sobre o SAE Erechim

O SAE Erechim é um Serviço de Assistência Especializada em IST/HIV/AIDS que conta com uma equipe multidisciplinar, composta por Médico Infectologista, Enfermeira, Farmacêutica, Assistente Social, Nutricionista, Psicóloga, Técnicas de Enfermagem e Administrativo para poder realizar um atendimento Especializado, completo e de qualidade aos pacientes diagnosticados com alguma IST ou HIV/AIDS. Vale ressaltar que o setor é referência para o tratamento de HIV/AIDS dos 33 municípios que compõem a Região de Saúde 16.

 Segundo a enfermeira Andressa Vedovatto, coordenadora do setor, o diagnóstico e tratamento precoce proporciona ao paciente uma boa qualidade de vida e evita a ocorrência de agravos e sequelas ocasionados pela doença e interrompendo a cadeia de transmissão. Por este motivo o teste rápido é de extrema importância, pois é um método seguro, rápido e de fácil acesso para o diagnóstico do HIV/AIDS, sendo realizado pelos enfermeiros em todas as Unidades Básicas de Saúde e SAE sem a necessidade de requisição médica e com resultado em 15 minutos.

Outro ponto de extrema relevância destacado pelos profissionais do setor é a prevenção da transmissão vertical, isto é, a transmissão que ocorre da gestante para o bebê. Para que isto não ocorra a adesão ao pré-natal tanto pela gestante como pelo seu parceiro é fundamental pois reduz significativamente as chances de transmissão vertical do HIV para o feto e para o recém-nascido devido ao tratamento e às intervenções durante a gestação, parto e amamentação, proporcionando a criança uma vida saudável sem contaminação com o HIV/AIDS.

Diante disto, o dia 1° de dezembro é dedicado mundialmente como dia de Luta contra a AIDS, e tem como intuito alertar a sociedade sobre a doença, intensificando ações de prevenção através da orientação da população e incentivando quanto a importância do diagnóstico precoce, promovendo assim a conscientização, interrompendo a cadeia de transmissão do vírus e possibilitando qualidade de vida.