Prefeitura Municipal de Erechim - Mais de 1000 alunos visitaram a Exposição Itinerante 200 Anos da Imprensa no Brasil
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/1733/mais-de-1000-alunos-visitaram-a-exposio-itinerante-200-anos-da-imprensa-no-brasil

20/06/2008

Mais de 1000 alunos visitaram a Exposição Itinerante 200 Anos da Imprensa no Brasil

Mais de 1000 alunos visitaram a Exposição Itinerante 200 Anos da Imprensa no Brasil

Mais de 1000 alunos visitaram a Exposição Itinerante 200 Anos da Imprensa no Brasil
    A Exposio Itinerante 200 Anos da Imprensa no Brasil Jos Hiplito da Costa, que ficou no Castelinho at o final da tarde desta quinta, recebeu mais de 1000 alunos das escolas pblicas e particulares do municpio de Erechim que, alm de aprenderem sobre a vida do primeiro jornalista brasileiro e da publicao do primeiro jornal em circulao, o Correio Braziliense, tambm conheceram a histria da imprensa local e estadual.
    A Exposio foi uma promoo do Conselho dos Assessores de Comunicao Social do Rio Grande do Sul, entidade ligada Federao dos Municpios Gachos, da Associao Riograndense de Imprensa (ARI), Prefeitura, Cmara Municipal e de todos os veculos de comunicao do municpio.
    Aberta visitao ainda no ltimo dia 09, oportunizou aos visitantes a pesquisa dos 15 volumes do Correio Braziliense, publicados em Londres entre os anos de 1808 e 1820, banners da histria de Hiplito da Costa, a histria dos veculos de comunicao de Erechim, equipamentos antigos, fotografias, documentos sonoros e udio visuais que lembraram a histria dos 50 anos da RBS TV e de vozes que marcaram os sculos nos microfones das rdios.
    Durante as visitaes, numa programao conjunta com a Secretaria Municipal de Educao e direo das escolas, os alunos realizaram pesquisas didticas e aps, em sala e aula, elaboraram redaes sobre o assunto. Uma forma de aliar a pesquisa e o aprendizado.
    Ainda nas programaes, foi realizada no Centro Cultural 25 de Julho, uma Mesa Redonda composta por profissionais que fizeram a histria da imprensa de Erechim nos meios rdio, jornal e televiso.
    De acordo com os coordenadores da exposio, os jornalistas Keise Terribile e Carlos Alberto da Silveira, assessores da Prefeitura e Cmara Municipal e membros do CEASCOM para a regio da AMAU, resta agradecer comunidade de Erechim, aos alunos, professores e direo das escolas que fizeram desta uma grande exposio, que a partir desta sexta-feira encontra-se em Passo Fundo dentro de um roteiro de 28 municpios escolhidos no Estado.  
    Foi muito gratificante podermos ter dado esta pequena contribuio nossa comunidade, seja na pesquisa dos 200 Anos da Imprensa no Brasil completados neste ms de junho, seja no reviver da memria sobre a imprensa em nosso municpio, em principal os profissionais que fizeram e fazem parte deste processo de democracia e construo de uma sociedade sadia, culta e ciente de seus deveres e obrigaes, destacam.