Prefeitura Municipal de Erechim - Proeti é destaque no Encontro de Formação para o Programa Mais Educação do RS
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/1732/proeti--destaque-no-encontro-de-formao-para-o-programa-mais-educao-do-rs

19/06/2008

Proeti é destaque no Encontro de Formação para o Programa Mais Educação do RS

Proeti é destaque no Encontro de Formação para o Programa Mais Educação do RS

O Programa de Educao em Tempo Integral Proeti, do municpio de Erechim, foi apresentado nesta quinta-feira (19), no Encontro de Formao para o Programa Mais Educao do RS, realizado em Porto Alegre. O evento organizado pela Secretaria de Educao Continuada, Alfabetizao e Diversidade SECAD/MEC e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - Diretoria de Educao Integral, Direitos Humanos e Cidadania.
De acordo com a Chefe do Gabinete do Prefeito, Maria Elisa Zordan Franceschi, que participa do encontro, juntamente com a Coordenadora Geral da Secretaria Municipal de Educao, Neiva Delazeri Baidek, e a Coordenadora do Proeti, Rita Capeletti, o municpio foi convidado a apresentar as atividades do Programa de Educao Integral, implantado em Erechim em 2001, e que tornou-se referncia para o Estado do Rio Grande do Sul e agora para o pas. Atendendo a um convite do Ministrio da Educao e Cultura (MEC), estamos compartilhando com os demais municpios brasileiros, a experincia exitosa do Proeti. O Programa foi considerado por todos um modelo a ser seguido na rea educacional. Esta de parabns mais uma vez o municpio de Erechim e todos os envolvidos no processo educacional da rede municipal de ensino.
O Programa Mais Educao direcionado s crianas, adolescentes e jovens da rede pblica de ensino bsico - criado por meio de Portaria Normativa Interministerial - e tem como objetivo otimizar as aes e os investimentos, j existentes no pas, para que complementem a formao escolar com uma viso integradora do ensino.
Segundo Maria Elisa, quatro ministrios iro atuar conjuntamente na formulao das polticas pblicas do Programa - Educao (MEC), Cultura (MinC), Desenvolvimento Social e Combate Fome (MDS) e Esporte (ME). Foi institudo para coordenar as polticas sociais existentes na rea da educao integral no pas, tais como: as atividades extraclasses de educao ambiental, de lazer, esporte e atividades culturais. A idia levar o projeto prioritariamente s comunidades com acentuados ndices de vulnerabilidade social, pobreza e violncia, criando alternativas de cidadania populao. Cerca de 1,4 milho de alunos do ensino fundamental de 47 cidades, entre capitais, regies metropolitanas e municpios com mais de 200 mil habitantes, tero atividades dirias depois das aulas a partir do segundo semestre deste ano. Com o programa Mais Educao, uma das aes do Plano de Desenvolvimento da Educao (PDE), o MEC vai investir, em 2008, R$ 60 milhes para ampliar as atividades em duas mil escolas onde o ndice de Desenvolvimento da Educao (Ideb) est abaixo de 2,0. A mdia nacional do Ideb 3,8. Para preparar os gestores dos 47 municpios para o incio do Mais Educao, que ser em agosto, a Secretaria de Educao Continuada, Alfabetizao e Diversidade (Secad), que coordena o programa no MEC, realizou uma videoconferncia, em Braslia.
Alm do governo federal, o Mais Educao tem o apoio da Unio Nacional dos Dirigentes Municipais de Educao (Undime) e do Conselho Nacional de Secretrios de Educao (Consed). Quem representou o MEC no encontro foi Ernesto Erivelton Rodrigues, Tcnico da Coordenao Geral de Aes Educacionais Complementares, da Secretaria de Educao Integral, Direitos Humanos e Cidadania.