Prefeitura Municipal de Erechim - Segurança Pública é o tema do 28º Congresso de Municípios do RS
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/1730/segurana-pblica--o-tema-do-28-congresso-de-municpios-do-rs

18/06/2008

Segurança Pública é o tema do 28º Congresso de Municípios do RS

Segurança Pública é o tema do 28º Congresso de Municípios do RS

Segurança Pública é o tema do 28º Congresso de Municípios do RS

De quem a responsabilidade pela Segurana Pblica? O que fazer para combater a criminalidade e a violncia, cujos ndices vem crescendo assustadoramente a cada ano?
Esses so alguns dos questionamentos que esto sendo discutidos e aprofundados no 28 Congresso de Municpios do Rio Grande do Sul, nesta quarta e quinta-feira, no Centro de Eventos do Plaza So Rafael, em Porto Alegre.
O Prefeito de Erechim, Eloi Zanella, esta participando do evento promovido pela FAMURS Federao das Associaes de Municpios do RS, que rene mais de 1.500 pessoas, entre prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, jornalistas, assim como membros da Brigada Militar e Polcia Civil, representantes do Executivo, Legislativo e Judicirio federal e estadual, e de entidades ligadas aos Direitos Humanos e Cidadania.
De acordo com Zanella, o Congresso, maior evento anual promovido pela FAMURS, tem o objetivo de proporcionar um amplo debate sobre o tema da Segurana Pblica, envolvendo autoridades dos trs nveis de governo (Unio, Estado e Municpios), Legislativo, Judicirio e Sociedade Civil Organizada. Analisar as causas do aumento da violncia e insegurana e buscar solues conjuntas, bem como esboar o compromisso de cada ente federado e os recursos compatveis para a misso de cada um, so pontos importantes que esto sendo debatidos no Congresso deste ano.
Neste primeiro dia do evento, alm da solenidade de abertura, com a presena de autoridades, foi apresentado o Projeto do Governo Federal para a Segurana Pblica, pelo Secretrio Executivo do PRONASCI Programa Nacional de Segurana Pblica com Cidadania, Ronaldo Teixeira da Silva. A funo e o peso dos Poderes Legislativo e Judicirio para mudar o quadro da violncia, foi o assunto debatido durante o painel realizado a tarde com a participao do Presidente da Associao dos Juzes Federais, Walter da Silva Jnior, Presidente da Comisso de Segurana Pblica e Combate ao Crime Organizado da Cmara dos Deputados, Raul Jungmann, Advogado Criminalista e Coordenador do Curso de Especializao em Cincias Penais da PUC/RS, Aury Jnior, e pelo Procurador de Justia e Professor de Direito Penal e Processo Penal da PUC/RS, Gilberto Thums.
No final da tarde foi realizada a posse da Diretoria da FAMURS- Federao das Associaes de Municpios do Rio Grande do Sul, gesto 2008/2009. O Prefeito de Igrejinha, Elir Girardi, da Associao dos Municpios do Vale do Rio dos Sinos (AMVRS), foi empossado juntamente com os demais membros da Diretoria.
Fazem parte da diretoria da FAMURS Gesto 2008/2009 o: 1 vice-presidente Gessi Jos Brandalise, de Vila Flores (AMESNE); 2 vice-presidente Rubens Furini, de Tenente Portela (AMUCELEIRO); e 3 vice-presidente Jos Parizzotto, de Espumoso (AMASBI). Para 1 secretrio foi eleito Wolmir Dall Agnol, de Itatiba do Sul e para 2 secretrio Jos Alvori da Silva Kuhn, de Mormao (AMASBI); 1 tesoureiro Antnio Carlos Colombo, de Riozinho (AMVRS), e para 2 tesoureiro Olmir Rossi, de Ilpolis (AMVAT).
O 28 Congresso de Municpios do Rio Grande do Sul, tem continuidade na quinta-feira (19), com a realizao das palestras A questo social e os direitos humanos na segurana pblica, A mdia e a tica: qual o verdadeiro retrato da violncia?; o painel Segurana Pblica: Um projeto integrado para o RS; e a apresentao dos projetos e experincias municipais de segurana pblica das cidades de Acegu, Alvorada, Osrio e Santana do Livramento.