Prefeitura Municipal de Erechim - Programa de Pagamento por Serviços Ambientais é apresentado ao público na Frinape
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/17296/programa-de-pagamento-por-servios-ambientais--apresentado-ao-pblico-na-frinape

16/11/2022

Programa de Pagamento por Serviços Ambientais é apresentado ao público na Frinape

Programa de Pagamento por Serviços Ambientais é apresentado ao público na Frinape
Programa de Pagamento por Serviços Ambientais é apresentado ao público na Frinape

A Prefeitura de Erechim, através da Secretaria de Meio Ambiente, também está presente na Frinape para apresentação e divulgação do Programa de Recuperação de Recursos Hídricos e Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), que tem como objetivo a conservação da água e do solo em propriedades rurais por meio da redução da erosão, do assoreamento em mananciais e do incremento da vegetação em beiras de rios e nascentes.

O estande da Secretaria de Meio Ambiente está localizado no Pavilhão da Agricultura Familiar e conta com especialistas da área para discorrer sobre o assunto e atender às dúvidas do público interessado em aderir ao programa. O PSA, que completou cinco meses de atividade em novembro já conta com 43 agricultores e 67 imóveis cadastrados.

Vale destacar que o programa tem como objetivo abranger as Bacias Hidrográficas dos Rios Leãozinho, Ligeirinho, Campo, Cravo, Suzana e Dourado, sendo todos os rios que atravessam o nosso município. Com essa iniciativa inédita, pretende-se reconhecer os agricultores que estão fazendo seu papel em preservar e garantir a saúde e o abastecimento do município.

Ainda, o PSA, é um dos projetos do Investe + Erechim e tem foco no reconhecimento inclusive com pagamento aos produtores rurais que aderirem voluntariamente ao Programa.

A remuneração ocorre a partir da certificação de práticas conservacionistas adotadas pelos produtores, orientadas com vistas à conservação de água e solo dentro da realidade individual de cada propriedade. Reconhecer o agricultor como promotor de práticas ambientais que geram sustentabilidade produtiva e ambiental, e que impactam positivamente na vida de todos.

Para ter acesso a mais informações e materiais do PSA basta visitar o estande da Secretaria de Meio Ambiente na Frinape 2022.