Prefeitura Municipal de Erechim - Usina Fotovoltaica irá garantir economia e sustentabilidade ao município
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/17268/usina-fotovoltaica-ir-garantir-economia-e-sustentabilidade-ao-municpio

10/11/2022

Usina Fotovoltaica irá garantir economia e sustentabilidade ao município

Usina Fotovoltaica irá garantir economia e sustentabilidade ao município
Usina Fotovoltaica irá garantir economia e sustentabilidade ao município

Mais um grande projeto do Investe + Erechim está em ritmo acelerado e deve ser entregue à comunidade de Erechim no início de 2023. Nesta semana, o prefeito de Erechim, Paulo Polis, esteve acompanhando as obras de instalação da Usina Solar Fotovoltaica, que integra as ações do governo municipal, buscando a sustentabilidade ambiental e o equilíbrio das contas públicas.

“Estamos com as obras da Usina bem avançadas, sendo que nossa previsão é que ela esteja em operação nos primeiros meses do próximo ano. Além disso, essa obra vai gerar economia de recursos públicos. Esta usina é uma das primeiras iniciativas no Estado, deste porte, na gestão pública, e um exemplo a ser seguido por todos”, disse Paulo Polis.

Economia de 85% e retorno em 4 anos 

O prefeito de Erechim também ressalta que a Usina Solar Fotovoltaica terá 1MVA de potência, 2.224 placas solares fotovoltaicas, 25 anos de vida útil e investimento superior a R$ 5 milhões, com recursos municipais e previsão de retorno em 4 anos.

“A nossa usina solar será a sexta maior do Rio Grande do Sul e a primeira na região norte do Estado, neste porte, e vai reduzir em até 85% o consumo de energia da Prefeitura, dos prédios públicos municipais, escolas e setores administrativos, o equivalente a 133 contas de luz. Este é um projeto ímpar e resultado de uma vitória coletiva, de pessoas que navegam na mesma direção. Somos um governo operacional. As grandes construções são sempre coletivas”, pontua o prefeito.

Vale destacar que isso significa economia e maior capacidade para o município investir mais nas áreas prioritárias como saúde, educação e infraestrutura.