Prefeitura Municipal de Erechim - Transformação digital avança na área da educação
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/17255/transformao-digital-avana-na-rea-da-educao

09/11/2022

Transformação digital avança na área da educação

Transformação digital avança na área da educação

Todos precisam se reinventar, cidadãos e servidores, mas os resultados atuais já são muito positivos, porque o serviço público está cada vez mais perto das famílias, do cidadão, facilitando a vida das pessoas”, afirma secretário e coordenador Edgar Marmentini



O município de Erechim está em plena transformação digital, uma das metas da administração municipal que já alcança a marca de 60,18% dos serviços e processos públicos. A iniciativa da Prefeitura de Erechim envolve as 12 secretarias municipais e a quase totalidade dos 2,9 mil servidores e tem como objetivos tornar o serviço público mais ágil e eficiente à população.

Baixe o aplicativo

Segundo o secretário de Gestão e Governança e coordenador do Comitê Permanente de Simplificação e Desburocratização, Edgar Marmentini, é importante lembrar que Erechim entrou definitivamente na era digital e vive um novo momento de transição na administração pública.

“Agora, os serviços estão digitalizados e podem ser solicitados de maneira on-line pelo site ou via aplicativo. Por isso, é importante que cada cidadão baixe gratuitamente e tenha o aplicativo SysCidadão no seu celular, para que ele possa acessar na palma da mão os serviços já disponíveis digitalmente”, explica.

Conforme o secretário e coordenador, Edgar Marmentini, a transformação digital dos serviços públicos é um dos grandes desafios da gestão pública, porque exige mudanças culturais, de comportamento e investimentos. “Todos precisam se reinventar, cidadãos e servidores, mas os resultados atuais já são muito positivos, porque o serviço público está cada vez mais perto das famílias, do cidadão, facilitando a vida das pessoas. E os benefícios só irão aumentar em todas as áreas”, observa.

Secretaria de Educação - muitas novidades 

De acordo com o diretor de Informática Educativa, Alaercio Lima dos Santos, da Secretaria Municipal de Educação, toda gestão escolar e operacionalização dos processos nas escolas e secretaria estão sendo automatizados. “Com a transformação digital, na área de ensino, por exemplo, estamos minimizando a utilização de papéis, mantendo-se apenas a impressão de documentos necessários, que são entregues às famílias, pais e estudantes”, explica.

Próximo ano

“A projeção para o próximo ano, dando continuidade a transformação digital dos processos escolares, é automatizar o controle das bibliotecas nas escolas e possibilitar que pais, mães, responsáveis, possam acompanhar o processo pedagógico através do aplicativo no celular, tablet, facilitando a verificação das informações escolares de forma rápida e digital”, comenta o diretor.

Ações de 2022

Segundo o diretor de Informática Educativa, Alaercio Lima dos Santos, em 2022, houve vários avanços na educação pública municipal com relação a transformação digital, porque foram implantadas diversas tecnologias que estruturam, atualmente, um Sistema de Gestão Educacional nas escolas.

Para escolas

“Entre as funcionalidades disponibilizadas para as escolas municipais estão cadastro de turmas; controle de vagas; matrículas e rematriculas automatizadas; bases curriculares; quadro de horários e controle de profissionais de ensino; controle da movimentação de alunos (transferências internas e externas); emissão de documentações escolares automatizadas (atestados, boletins, históricos)”, afirma.

Para profissionais

Ele explica que as funcionalidades disponibilizadas para os profissionais de ensino abrangem registros de aula, registro de presenças, registro de atividades pedagógicas e avaliação de alunos.

Para os gestores

Além disso, observa o diretor Alaercio Lima dos Santos, foram disponibilizadas ferramentas de gestão para quem está à frente da Secretaria de Educação. “Agora, a secretária de Educação pode acompanhar a gestão escolar em tempo real; pode fazer a gestão da central de vagas automatizadas de maneira on-line; e, também, a movimentação das inscrições para escolas conforme regras preestabelecidas”, explica.