Prefeitura Municipal de Erechim - Secretaria de Saúde adquire Monitor Fetal para atendimento de Gestantes de Alto Risco
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/17213/secretaria-de-sade-adquire-monitor-fetal-para-atendimento-de-gestantes-de-alto-risco

01/11/2022

Secretaria de Saúde adquire Monitor Fetal para atendimento de Gestantes de Alto Risco

Secretaria de Saúde adquire Monitor Fetal para atendimento de Gestantes de Alto Risco
Secretaria de Saúde adquire Monitor Fetal para atendimento de Gestantes de Alto Risco

A Secretaria Municipal de Saúde adquiriu um Monitor Fetal/Materno G6B para atender as gestantes de alto risco do município. Este aparelho representa um avanço para o serviço de alto risco, pois o mesmo atende um grande número de gestantes com classificação de risco de diversos bairros da cidade.

 

O aparelho possui a função de monitoramento materno com base no monitor fetal ECG, detectando parâmetros no Pré-natal, trabalho de parto e parto. Ele faz a captação e monitoração do coração fetal, movimento fetal, e contração uterina em pacientes durante a gestação, e ainda, tem opção de monitorar dois fetos (gemelar). Quando houver desaceleração dos batimentos fetais pode se interpretar que está ocorrendo sofrimento fetal.

 

Conforme a enfermeira responsável pelo Setor Materno Infantil da Secretaria de Saúde, Andiana Castagnara, a assistência integral ao pré-natal e ao momento do parto são importantes para garantir um desenvolvimento saudável do bebê e reduzindo os riscos da gestante.

 

A opção pelo investimento nesse setor, ressalta a secretária de Saúde, Eclesan Palhão, foi definido como prioridade. “Esse setor é um dos mais exigentes de atenção. Com o equipamento, vamos qualificar a atenção ao pré-natal, evitar perdas de vidas fetais e maternais, buscando sempre diminuir as taxas de mortalidade”, explica a secretária. Eclesan ainda comentam que a nova tecnologia adquirida vai qualificar ainda mais o cuidado do pré-natal de alto risco, trazendo maior segurança no cuidado com gestantes e fetos, sendo utilizado principalmente para monitorar o status fetal dos últimos três meses em todo o período da gravidez. “É um momento sensível na vida das mulheres que devem ter todo cuidado e atenção. Temos sempre o olhar muito atento a esse setor”, finaliza a secretária de Saúde.