Prefeitura Municipal de Erechim - 1527 novos postos de trabalho em 9 meses
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/17191/1527-novos-postos-de-trabalho-em-9-meses

27/10/2022

1527 novos postos de trabalho em 9 meses

Setembro dá um salto nas contratações com 192 empregos formais, destaque para o setor industrial. No ano, município tem quinto mês consecutivo com mais contratações do que demissões, foram 1527 novas assinaturas de carteiras em 2022


Mais uma vez, o município de Erechim mostra a força da diversidade econômica e contrata mais que demite no mês de setembro e dá um salto nas contratações com a abertura de 192 postos de trabalho formal, com destaque para o setor industrial. No ano, o município tem o quinto mês consecutivo positivo e acumula a marca de 1527 novos empregos com carteira assinada, em nove meses.

Setores

O município de Erechim, novamente, contratou mais do que demitiu em setembro ficando com saldo positivo no mês de 192 vagas, segundo informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), publicados nesta quarta-feira (26). Das cinco áreas pesquisadas, indústria, comércio, construção civil e serviços ficaram positivas e agropecuária, não demitiu nem contratou.

Mais contratações

O desempenho geral do mês de setembro foi muito superior ao mês anterior, com abertura de 192 empregos com carteira assinada e destaque para a indústria com a criação de 97 postos de trabalho formal; em segundo lugar, aparece o comércio e a geração de 46 empregos; na terceira posição vem a construção civil, com a abertura de 41 novos empregos com carteira assinada; e, também, positivo, na quarta posição, está o setor de serviços com 8 contratações. A agricultura não demitiu nem contratou.

No geral, o município fez 1.618 contratações e 1.426 demissões, ficando com resultado geral positivo de 192 novos empregos com carteira assinada.

Investe + Erechim

O prefeito de Erechim, Paulo Polis, ressalta que a economia de Erechim é formada por 16,5 mil CNPS ativos, o que envolve uma diversidade muito grande de empresas, com a presença de fábricas de biodiesel, balas e chocolates, frigoríficos, viaturas especiais, carrocerias de caminhões, metalúrgicas, micro e pequenas empresas. “A força da nossa economia está na sua capilarização, na multiplicidade”, afirma.

Vivemos um momento histórico no município, atualmente, com o pleno emprego, sobram vagas de trabalho. Para ocupar estas vagas abertas estamos fazendo campanhas em outros municípios da região. Percorremos 32 cidades da região para divulgar o Feirão e atrair mais trabalhadores”, disse o prefeito.

Contudo, o prefeito ressalta que o Poder Público está fazendo a sua parte, cuidando da economia, educação, saúde, cultura e esportes,e do lazer da população,sem esquecer do meio ambiente, requalificando parques e fazendo novas praças.

Temos nove obras do programa Investe + Erechim que serão entregues nos próximos meses, todas elas em áreas prioritárias. A nova Escola Maria Clara, UBS Escola do bairro Progresso, CRAS Itinerante, Distrito Industrial Giácomo Madalozzo, trilhas ecológicas do Parque Municipal Longines Malinowski, Parque do Arvoredo, Ginásio Poliesportivo Municipal Renan Carlos Agnolin, nova sede do CEJA e a usina de asfalto quente”, disse o prefeito.

Capacitação profissional gratuita

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Emerson Schelski, o Poder Público está atento e trabalhando em prol do trabalho, disponibilizando cursos gratuitos para a qualificação profissional.

Em Erechim tem empregos para quem quer trabalhar e qualificação profissional gratuita para quem quer se qualificar para entrar no mercado de trabalho. Somos um município com muitas oportunidades. A nossa estimativa é qualificar, em 2022, mais de 500 trabalhadores”, disse o secretário.

No ano

Em janeiro, Erechim ficou com saldo positivo e gerou 71 vagas de trabalho com carteira assinada; seguido também do mês de fevereiro, com saldo positivo de 450 vagas; março, criou 303 empregos formais; abril, diferente dos outros meses do ano, houve maior número de desligamentos do que contratações, saldo negativo de 7 vagas; maio duas vagas positivas; e junho, com saldo positivo de 152 novos postos de trabalho; julho foi o segundo mês do ano que mais criou empregos formais 339 vagas; agosto, também ficou com saldo positivo e gerou 20 postos de trabalho formal. Nestes nove meses de 2022, Erechim criou 1335 novos empregos com carteira assinada.