Prefeitura Municipal de Erechim - Cidade da Cultura vai contar com mais de 150 atrações na Frinape 2022
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/17185/cidade-da-cultura-vai-contar-com-mais-de-150-atraes-na-frinape-2022

26/10/2022

Cidade da Cultura vai contar com mais de 150 atrações na Frinape 2022

Shows, teatro, literatura, orquestras, diversidade étnica, gastronomia típica e muito mais

 

A programação da Cidade da Cultura da Frinape 2022, que tem como tema “Viva o Seu Tempo, foi apresentada na tarde desta terça-feira (25), na Câmara de Vereadores, à imprensa e contou com a presença do prefeito de Erechim e Presidente de Honra da Frinape 2022, Paulo Polis; presidente da ACCIE e Presidente Executivo da Frinape 2022, Fábio Vendruscolo; secretária Municipal de Cultura e Esporte, Carla Talgatti; e a coordenadora da Cultura da Frinape 2022, a diretora do Sesc Erechim, Sandra Mariga Bordini. Prestigiaram o momento o vice-prefeito Flávio Tirello, secretários municipais, vereadores, a Patrona da Frinape 2022, Vanda Krepinski Groch; o Patrono da Feira do Livro 2022, Neivo Zago; Corte da Frinape 2022, Rainha Nathália Spagnol e as Princesas Laura Pezzin e Sabrina Boller; Princesas Étnicas: Afro-Brasileira, Eduarda Barroso Alves Borges; Alemã, Marina Muller Regla; Israelita, Raquel Etges Arenzon; Italiana, Isadora Balestrin Cavaletti; Nativa, Anandaí Sabrina Fátima Farias; Polonesa, Maria Eduarda Wlodarkievicz; e Prenda da Frinape 2022, Letícia do Nascimento Nazari,

 

O Projeto “Cidade da Cultura - Frinape 2022 -Viva o seu tempo!” foi aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul - Pró-Cultura RS, em sua totalidade, no valor de cerca de R$ 500 mil. A programação oficial está recheada de atrações culturais, exposição de artes, espetáculos musicais, teatrais e de dança, palestras, lançamento de livros, colóquios, contação de história, gastronomia típica e muito mais. A entrada é gratuita em todas as atrações.

 

Viva seu tempo

 

A programação foi apresentada pela Coordenadora da Cultura da Frinape 2022, Sandra Mariga Bordini, que antes disso, falou sobre o tema “Viva o seu Tempo”. Segundo ela, a inspiração para o tema veio de um vídeo que circula no youtube desde 2016. Nele casais são entrevistados e questionados: “Se você pudesse convidar qualquer pessoa no mundo, não importa se viva ou morta, para jantar com você, quem seria?” Todos citam alguma celebridade. A mesma pergunta é feita para os filhos, que são observados pelos seus pais através de uma transmissão. A resposta das crianças surpreende e emociona: “com a família...com meus pais”. A descrição do vídeo no youtube traz o seguinte texto: “Neste vídeo emocionante você vai perceber a importância de investir tempo com pessoas que amamos!”

 

De acordo com Sandra Mariga Bordini, a “Cidade da Cultura – Frinape 2022 – Viva o seu tempo!” foi pensada para ser este espaço, tão necessário nos dias atuais: “um espaço de convívio, um espaço para se desligar de tudo, para vivenciar novas experiências, momentos e sentimentos especiais, para ser um ambiente de trocas, um local de muita música, de muita poesia, de muita literatura, de performances, de aprendizado, de vivências inéditas e de valorização de talentos. Espaço onde famílias, amigos e até desconhecidos encontrarão programação para juntos passarem esse tempo que é raro, deixando um pouco de lado a correria do dia a dia, o mundo agitado e tomado por tanta informação e tanta tecnologia”, comentou. Segundo ela, o que se quer é oportunizar que a vida, os momentos e sentimentos deixem por algumas horas de serem “on-line” ou traduzidos em clics, stories e emojis, para dar espaço às pequenas coisas, ao prazer de estar próximo fisicamente de alguém, de trocar olhares, emoções, risos, de sentir a presença física, de ter momentos reais de uma vivência para ficar gravada não somente na rede social, mas na sua memória e no seu coração. “Momentos em que crianças de escolas públicas e de pequenas cidades do interior, terão condições de presenciar espetáculos mágicos, oficinas que irão estimular sua criatividade, personagens que irão invadir seu imaginário”, afirmou.

 

1º Andar do Polo de Cultura

 

O Palco do 1º andar está reservado para shows com bandas locais, grupos de teatro, atrações infantis, orquestras, corais, entre outros. Entre as atrações estão: Era uma Vez - Contos Lendas e Cantigas, dias 12 e 13 de novembro; The Beatles no Acordeão, dia 14 de novembro; Mostra de Dança Infantil e Adulta, dia 15 de novembro; Festival das Etnias, dia 20 de novembro

 

A Cidade da Cultura vai contar com a 23ª Feira do Livro de Erechim, também no 1° andar do Pólo de Cultura, com vendas de livros, lançamentos de obras, palestras e atividades para todas as idades. Durante a programação também serão realizadas sessões de trocas de livros, com iniciativa da Academia Erechinense de Letras. A gastronomia também estará presente nos restaurantes com comidas típicas das etnias.

 

2º Andar do Polo de Cultura

 

O 2º andar do Pólo de Cultura conta com quatro salas, com programações variadas:

 

- Espaço Saber e Lazer – Neste espaço vamos parar no tempo para viver o agora. Entre um café e outro teremos contações de histórias em português e outros idiomas, Escape Room, espaço kids, jogos de tabuleiro, entre outras atividades.

- Sala Multiuso - um espaço para se perder no tempo através de exposições, oficinas, mostras e tudo aquilo que, muitas vezes, não lembramos de valorizar no dia a dia. Exposição de Artes Visuais, de 12 a 15 de novembro

- Miniauditório - Quando você entrar no Miniauditório terá um momento para debater histórias e fazer perguntas, através de palestras, rodas de conversa e audiovisuais. Aqui o que está em jogo é o conhecimento e a forma que ele dá ao tempo. Neste espaço será apresentado o Cine Encontro - Roda de Conversa: Filme Polonês "Crescer não é brincadeira", dia 15 de novembro.

- Tenda Literária - Na Tenda Literária, entre histórias, contos e momentos lúdicos, voltamos no tempo reabastecendo a mente com as cores da literatura.

           

Auditório do 3º Andar

 

Shows, conferências, espetáculos teatrais... uma programação repleta de cores e sons para você aproveitar com as pessoas que mais ama. Confira alguns shows:

 

Acústicos e Valvulados, dia 12 de novembro.

Tributo a Elis Regina, dia 13 de novembro.

Rock de Galpão, dia 18 de novembro.

Palestra Vivendo no Metaverso, com Martha Gabriel, dia 17 de novembro.

Programação alusiva ao Dia da Consciência Negra, dia 20 de novembro.

Tributo a Tim Maia, dia 17 de novembro, que será no Palco Principal.

Espetáculo Brasileirada, dia 19 de novembro - em Frente ao Pólo de Cultura.

Velocine com Rudinei Morales, várias sessões durante a feira.

 

A Cidade da Cultura também contará com espetáculos e apresentações de artistas, grupos e entidades culturais do município de Erechim e região, que foram selecionados por meio de um edital público, com espetáculos de classificação livre e de forma remunerada. O edital também possibilitou a inscrição de propostas voluntárias, como de grupos mantidos por prefeituras e outras instituições públicas. Os artistas e grupos selecionados podem ser conhecidos no site da Frinape 2022.

 

Fenamate

 

Exposição sobre a cultura da erva-mate, produtos derivados e momentos para apreciar a cultura e a tradição gaúcha. Durante toda a feira, os visitantes poderão trazer sua cuia e térmica para o parque e desfrutar do Chimarrão Solidário, adquirindo a erva-mate e a água quente mediante a contribuição de R$ 2,00, que serão destinados para a APAE de Erechim. Um diferencial desta edição da Fenamate é uma varanda em frente ao Galpão do Gaúcho, espaço onde se realiza a Fenamate, para show e, ao final da tarde, tomar um gostoso chimarrão. Alguns dos shows da Fenamate são: Cristiano Quevedo, 12 de novembro; Shana Müller, 13 de novembro; Triopacito, 15 de novembro; e Chiquito & Bordoneio, dia 16 de novembro.

           

Terceira Idade

 

No dia 17 de novembro, haverá uma programação especial para Grupos da Terceira Idade. Aliás, a Cidade da Cultura conta com programação para todas as idades, sendo que algumas atrações da grade com acessibilidade. Serão mais de 150 atrações com mais de 1.800 artistas envolvidos, além de muitas surpresas. Para visitar a Cidade da Cultura, as escolas da região poderão fazer o seu agendamento.

 

Comissão

 

A Comissão da Cidade da Cultura é integrada por pessoas voluntárias e também pelas seguintes entidades: ACCIE, Sesc, Senac, Secretaria Municipal de Cultura e Esporte, Secretaria Municipal de Educação, 15ª Coordenadoria de Educação, Instituto Cultural Bota Amarela de Erechim, URI Erechim e Tainete Farina Assessoria e Projetos Ltda.

 

Divulgação: Assessoria de Imprensa | Frinape 2022

Copydesk Jornalismo & Marketing