Prefeitura Municipal de Erechim - Programa fomenta alimentação saudável e valoriza a vida rural

https://www.pmerechim.rs.gov.br/noticia/17183/programa-fomenta-alimentao-saudvel-e-valoriza-a-vida-rural

25/10/2022

Programa fomenta alimentação saudável e valoriza a vida rural

 

Agricultoras da Associação de Mulheres Rurais de Erechim receberam kit com sementes que será distribuído para 42 comunidades rurais do município


A Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar e o Escritório Municipal da Emater RS Ascar, promoveu, na segunda-feira (24), encontro com agricultoras familiares da Associação de Mulheres Rurais de Erechim, no Salão Nobre da Prefeitura de Erechim, para refletir e comemorar o Dia Mundial da Alimentação, celebrado em 16 de outubro. Na ocasião, as mulheres do campo receberam sementes crioulas de diferentes tipos de alimentos, legumes e verduras, para serem cultivados na horta de casa.

No evento, estiveram presentes o prefeito, Paulo Polis, o secretário de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar, William Racoski, chefe do Escritório Municipal da Emater/RSAscar, Adriano Szynkaruk, a extensionista Rural Social, Renata Bombana, e representantes do Banrisul.

Entre os assuntos abordados estão a importância da alimentação saudável por meio da diversidade dos alimentos cultivados em casa; e o projeto de resgate de receitas das famílias, repassados de geração a geração e que vai se transformar em uma coletânea de receitas. Em seguida, foi apresentado o Programa Sementes do Banrisul e realizada a entrega de sementes crioulas de diferentes tipos de alimentos para serem cultivados na horta de casa, como rúcula, rabanete, alface, melancia, morango, abobrinha.

O prefeito de Erechim, Paulo Polis, ressaltou a importância da agricultura familiar na produção de alimentos saudáveis e que Erechim foi o primeiro município do Brasil a cumprir a legislação federal que determina a compra de produtos da agricultura familiar para alimentação escolar, na sua primeira gestão de prefeito. “Alimentação saudável sempre foi tema central da nossa gestão pública”, disse.

O secretário de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar, William Racoski, disse que a agricultura familiar é fundamental para segurança e soberania alimentar, e que o Programa Sementes do Banrisul é um projeto importante neste sentido.

“Este programa, que vai ter o acompanhamento da Emater, vai estimular o cultivo diversificado de alimentos nas 42 comunidades rurais de Erechim, o consumo de alimentos saudáveis e a possibilidade de vender a produção excedente, trazendo mais renda às famílias do campo, valorizando a vida no meio rural”, observa o secretário.

Por fim, cada representante levou um kit com as sementes crioulas de legumes, verduras e trigo, para ser, posteriormente, divididas e distribuídas nas comunidades em que moram.