Prefeitura Municipal de Erechim - Coordenadoras Pedagógicas de Educação Infantil participam de reunião
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/1714/coordenadoras-pedaggicas-de-educao-infantil-participam-de-reunio

13/06/2008

Coordenadoras Pedagógicas de Educação Infantil participam de reunião

Coordenadoras Pedagógicas de Educação Infantil participam de reunião

Coordenadoras Pedagógicas de Educação Infantil participam de reunião
Coordenadoras Pedagógicas de Educação Infantil participam de reunião
    A Secretaria Municipal de Educao, atravs do Departamento Pedaggico, realiza acompanhamento pedaggico nas escolas municipais atravs de visitas nas escolas para orientaes s coordenadoras pedaggicas, enfatizando melhorias nas prticas pedaggicas de cada escola e da totalidade das escolas por meio de reunies de estudos e orientaes gerais.
    Com o intuito de agregar as experincias das escolas de Educao Infantil, da Rede Municipal de Ensino, as reunies passaro a ser realizadas nas escolas e no mais na Secretaria Municipal de Educao. A iniciativa de alterar o local da reunio agradou todas as coordenadoras, que puderam verificar em loco as prticas pedaggicas desenvolvidas pela escola visitada.
     No primeiro encontro, dentro desta nova proposta, a equipe diretiva da Escola Municipal de Educao Infantil Estevam Carraro, recebeu com carinho e esmero as colegas de trabalho.
    Durante a reunio foram abordados entre outros assuntos, aspectos da imagem da criana e o ambiente como um dos princpios fundamentais para a prtica pedaggica; os vnculos estabelecidos entre escola e famlia; percepo das necessidades das professoras como sujeitos condutores do processo de aprendizagem; e sobre a funo das coordenadoras pedaggicas que alm de tratar de aspectos relacionados a estrutura administrativa em conjunto com a equipe diretiva da escola, deve priorizar a ateno e apoio s professoras.
    As coordenadoras pedaggicas de Educao Infantil, realizaram durante o encontro a leitura da obra Bambini: abordagem italiana educao infantil, organizado por Lella Gandini e Carolyn Edwards, da editora Artmed, que foi utilizada como referencial para os estudos.
    Na seqncia da reunio as coordenadoras pedaggicas compartilharam experincias pedaggicas desenvolvidas nas escolas, a fim de dar conhecimento sobre os diferentes projetos pedaggicos e para fortalecer a equipe de coordenadoras pedaggicas nas suas aes nas escolas.
    A prxima reunio de estudos ficou agendada para o dia 17 de junho, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Luiz Badalotti, na qual sero realizados estudos sobre a documentao, que se constituem em uma ferramenta para estimular a construo conjunta do conhecimento por todos os envolvidos no processo de aprendizagem na escola de educao infantil.
    O Secretrio Municipal de Educao, Armando Grando, considera fundamental desenvolver o trabalho prximo s escolas, a fim de detectar avanos e tambm auxiliar nas dificuldades apresentadas.