Prefeitura Municipal de Erechim - Tecnologia 3D inova as cirurgias oftalmológicas no Santa Terezinha
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/17127/tecnologia-3d-inova-as-cirurgias-oftalmolgicas-no-santa-terezinha

11/10/2022

Tecnologia 3D inova as cirurgias oftalmológicas no Santa Terezinha

Tecnologia 3D inova as cirurgias oftalmológicas no Santa Terezinha
Tecnologia 3D inova as cirurgias oftalmológicas no Santa Terezinha

A Fundação Hospitalar Santa Terezinha (FHSTE) realizou mais um procedimento cirúrgico com sucesso. Referência na saúde pública e nos atendimentos prestados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) da Região Norte do RS, uma das equipes cirúrgicas do Hospital Santa Terezinha, coordenada pelo médico especialista em oftalmologia, Antônio Vacaro Filho, realizou no final de setembro uma cirurgia de vitrectomia no olho esquerdo de uma paciente com 56 anos.

A paciente, diagnosticada com retinopatia diabética avançada, tinha hemorragia vítrea na região. Primeiramente, neste dia, a paciente precisou submeter-se a cirurgia de remoção de catarata desse olho, sendo a mesma realizada pelo médico especialista em oftalmologia, Fábio Vacaro, pela técnica de facoemulsificação da catarata com implante de lente intraocular. Em seguida, o médico Antônio Vacaro deu sequência ao plano cirúrgico de retina. O procedimento contou com a remoção do vítreo hemorrágico e realização da fotocoagulação a laser.

Conforme explicaram os especialistas o resultado do procedimento foi extremamente positivo, visto que haverá melhora significativa na qualidade de vida da paciente, pois já tinham sido realizadas outras intervenções com a tentativa de resolver o problema, sem o sucesso esperado pelos médicos do Santa.

Ainda, o médico especialista Antônio Vacaro destaca que esse sistema cirúrgico utilizado no procedimento desta paciente permite ao médico visualização por tecnologia 3D e funciona com uma câmera de alta resolução integrada ao microscópio cirúrgico. As imagens são transmitidas em um televisor 4K, facilitando o trabalho dos profissionais de saúde.

Nesta mesma tarde, foram realizadas diversas cirurgias de catarata com implante de lente intraocular pela equipe, buscando agilizar a espera dos pacientes que aguardam pela realização do procedimento.

“A tecnologia é uma grande aliada da medicina. Felizmente o Santa Terezinha, que é o maior plano de saúde público da região, conta com esse avanço em todas as áreas da saúde pública. Nossa Casa de Saúde, referência no SUS, mais uma vez realizou uma cirurgia importante não só para o hospital como para o Estado, o que reforça a nossa posição como hospital de referência e o planejamento que desenvolvemos junto com a Secretaria da Saúde do Estado para abrir novos serviços, especialmente de alta complexidade", afirma o diretor Executivo do hospital, Márcio Pires.