Prefeitura Municipal de Erechim - Educação permanente para profissionais da saúde pública
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/17119/educao-permanente-para-profissionais-da-sade-pblica

07/10/2022

Educação permanente para profissionais da saúde pública

Educação permanente para profissionais da saúde pública

Na manhã de quinta-feira (6) enfermeiras, médicos, farmacêuticos e gestores da atenção básica do município de Erechim participaram da quarta aula do programa “abraçAR”. Este projeto é uma parceria com o Laboratório Boehringer Ingelheim. Essa atividade de educação permanente tem um caráter dinâmico que se constitui em aulas presenciais e onlines com periodicidade quinzenal. A aula 4 foi em caráter presencial com o tema “Diagnóstico e Manejo da CPOC” com a pneumologista Silvia Singer.

No período da tarde todos agentes comunitários de saúde do município participaram da aula “A importância do Agente de Saúde para o diagnóstico de DPOC na comunidade” também com a pneumologista Silvia Singer. Durante a realização das atividades desse dia, forma realizadas 3 espirometrias entre os participantes.

Na ocasião foi possível esclarecer aspectos inovadores e resolutivos do diagnóstico e do tratamento da DPOC na abordagem das Unidades Básicas de Saúde. Na sequência acontecem mais aulas com assuntos sobre tratamento farmacológico, epidemiologia, casos clínicos, atributos da equipe da atenção básica e aprofundamento diagnóstico. Durante o curso vários profissionais vinculados as equipes de saúde da família terão a oportunidade de aperfeiçoar seus conhecimentos acerca das doenças respiratórias.

Por meio desta parecia também serão realizados exames de espirometria em pacientes encaminhados pelas equipes de assistência das Unidades Básicas de Saúde. A data prevista para a realização dos exames é nos dias 9, 10 e 11 de novembro.