Prefeitura Municipal de Erechim - Continuam as ações de conscientização pela equipe da Escolinha de Trânsito de Erechim
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/17098/continuam-as-aes-de-conscientizao-pela-equipe-da-escolinha-de-trnsito-de-erechim

03/10/2022

Continuam as ações de conscientização pela equipe da Escolinha de Trânsito de Erechim

Na última semana do mês de setembro, agentes e instrutores orientaram em torno de mil pessoas, com temas direcionados para cada faixa etária


As ações de conscientização de crianças, jovens e adultos, em escolas e empresas, sobre o trânsito continuam, mesmo depois do encerramento da 23a Semana Municipal do Trânsito, que teve como tema Juntos salvamos vidas”. A equipe da Escolinha de Trânsito de Erechim orientou, na última semana do mês de outubro, em torno de mil pessoas, com temas direcionados para cada faixa etária.

No dia 28 de setembro, a palestra foi na empresa Intecnial para cerca de 500 funcionários. Neste mesmo dia, também houve atividades na Escola Municipal de Educação Infantil Criança Feliz, em Centenário. No dia 26 de setembro, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Bela Vista, e no dia 27, na Escola de Educação Infantil Sossego da Mamãe.

Foco no comportamento

Segundo o secretário de Obras Públicas, Habitação, Segurança e Proteção Social, Mario Rossi, a palestra na Intecnial focou a questão do comportamento dos motoristas. “Falamos muito sobre a importância da prevenção, o que o motorista precisa fazer para prevenir acidentes no trânsito. Mostramos que a alcoolemia, a ingestão de bebidas alcoólicas, é um dos principais fatores de acidentes”, disse.

Na ocasião,também, foi ressaltado para não se usar o celular ao dirigir porque ele tira a atenção do condutor e dos pedestres ao atravessar a rua. “Falamos sobre ultrapassagens e excesso de velocidade, tudo que compõe as ações para termos um trânsito mais seguro. O CFC Salgado Filho esteve presente conosco com o instrutor e psicólogo Fábio e a instrutora Estéfani, que falaram sobre números de habilitados, veículos registrados, acidentalidade e, principalmente, prevenção. A importância de termos empatia pela vida e sempre se colocar no lugar do outro, não fazer aos outros o que eu não quero que façam para mim,primar sempre pela vida”, afirma o secretário.

Não consumir bebida alcoólica

As crianças, comenta o secretário Mario Rossi, receberam informações sobre travessia segura na faixa de segurança, o uso do cinto de segurança para todos os ocupantes dos veículos. “Pedimos às crianças que auxiliem os fiscais e orientem as mães, pais, responsáveis para que não consumam bebidas alcoólicas enquanto dirigem e não avancem o sinal vermelho do semáforo”, disse.

Os agentes e instrutores também enfatizaramque as crianças de até 1 metro e 45 centímetros precisam usar o assento de elevação. “Nosso objetivo, em todas as atividades, é educar as crianças para que tenhamos jovens e adultos conscientes na condução de veículos no trânsito”, destaca o secretário.