Prefeitura Municipal de Erechim - Mais um passo para estruturação do Centro Tecnológico
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/17070/mais-um-passo-para-estruturao-do-centro-tecnolgico

26/09/2022

Mais um passo para estruturação do Centro Tecnológico

Mais um passo para estruturação do Centro Tecnológico
Mais um passo para estruturação do Centro Tecnológico

Prefeito, Paulo Polis, e vice, Flavio Tirello, trataram dos detalhes da parceria que será firmada entre a Prefeitura de Erechim e a ACCIE


Organizar e estruturar o contrato de parceria entre a Prefeitura de Erechim, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Incubadora Tecnológica e Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim (ACCIE). Esse foram os objetivos da reunião realizada, na manhã desta segunda-feira (26), no Salão Nobre, com o prefeito de Erechim, Paulo Polis; o vice-prefeito, Flavio Tirello; secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Emerson Schelski; o diretor da Incubadora Tecnológica, Fabrício de Oliveira; e, o presidente da Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim (ACCIE), Fábio Vendruscolo, e integrantes do Conselho de Desenvolvimento de Erechim (Coder).

Na ocasião, se tratou dos detalhes da parceria que será firmada entre a Prefeitura de Erechim e a ACCIE, por meio de um termo de cooperação transitório, para instalação temporária do Centro Tecnológico de Erechim, no Polo de Cultura do Parque da ACCIE.

Tecnologia presente

O prefeito de Erechim, Paulo Polis, disse que os investimentos em inovação e tecnologia fazem parte do programa Investe + Erechim, e, principalmente, de um projeto de governo que prioriza o bem-estar humano, saúde, educação, trabalho e o lazer. “A tecnologia está presente na educação pública municipal para todas as nossas crianças, e, também, na transformação digital dos serviços públicos, para dar mais agilidade e eficiência para o cidadão”, disse.

Voltado às empresas

Conforme o presidente da ACCIE, Fábio Vendruscolo, esse é um projeto muito importante que vem para unir ainda mais as forças produtivas do município. “Vamos ter um Polo Tecnológico que vai atender os anseios da comunidade. O tema tecnologia e inovação está presente no nosso dia a dia, então, empresas, em parceria com o município e a academia vão proporcionar facilidades para empresas incubadas ou que queiram se instalar, gerar emprego e renda no futuro. Esse é um projeto voltado para as empresas”, disse.

Centro Tecnológico

Conforme o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Emerson Schelski, desde janeiro se está trabalhando na formatação do novo espaço tecnológico de Erechim. “O setor de tecnologia vem crescendo muito no Brasil e Erechim não poderia ficar fora disto. Hoje, chegamos a um entendimento com a ACCIE, que o novo Centro Tecnológico será no Polo de Cultura, que vai receber toda a estrutura tecnológica da Incubadora e ampliar ainda mais”, afirma.

Neste novo Centro Tecnológico, observa o secretário Emerson Schelski, a ideia é unir a iniciativa privada, instituições de ensino, Poder Público, todos num só espaço, para pensar e fazer inovação e tecnologia. “Quanto mais próximos, maior será a chance de dar certo”, disse.

A partir de agora, acrescenta o secretário Emerson Schelski, “vamos trabalhar na formatação deste projeto, buscar empresas âncoras, apoiadores, empresas incubadas para que, no início de janeiro, o Centro Tecnológico já esteja em funcionamento. Inicialmente, vamos transferir a Incubadora para a área do Polo de Cultura, nas quatro salas do segundo andar”.

Estrutura necessária

O diretor da Incubadora Tecnológica, Fabrício de Oliveira, ressalta que esta parceria é muito importante porque o local necessita de reestruturação, um novo espaço para fomentar o ecossistema de inovação. “Vamos se instalar num ambiente mais qualificado, que vai conseguir atender a demanda de toda a região. A ideia é que este Centro Tecnológica seja referência regional quando se tratar de inovação e tecnologia”, afirma.