Prefeitura Municipal de Erechim - Terapia dos animais
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/17066/terapia-dos-animais

23/09/2022

Terapia dos animais

 

Última noite trouxe os projetos “Super Patas” – que trabalha com Intervenções Assistidas por Animais e o Fortalecer – Equoterapia realizado pelo Patronato São José

 

A última noite de atividades da 20ª Semana Municipal de Meio Ambiente e o 19º Fórum Regional de Meio Ambiente - Meio Ambiente e Bem-Estar, a Natureza te abraça!, nesta sexta-feira (23), foi marcada por mais duas palestras. A programação é uma realização da Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Comissão Organizadora da Semana de Meio Ambiente. 

Primeira palestra

A primeira palestra foi com o projeto “Super Patas” – que trabalha com Intervenções Assistidas por Animais. A iniciativa foi criada em 2014, por iniciativa de Rosane Maria Cechet e Luciane Schneider Dal Ponte, como um trabalho voluntário e sem fins lucrativos. 

As informações foram apresentadas pelos integrantes, a doutora Caroline Lavratti (fisioterapeuta), doutor Wesley Maia (médico veterinário) e Maikel Simon (adestrador). Cada um deles fez um relato específico das respectivas áreas de atuação.

Os animais que trabalham com a cão-terapia são selecionados pelo seu temperamento, não importando o tamanho e a raça. O cão-terapeuta é a parte principal do tratamento, um auxílio que transforma a terapia em “mágica” pelos ótimos resultados, ocorrendo a humanização das ações pela cão-terapia.   

Até o início da pandemia, o Super Patas realizava entre 30 e 40 intervenções ao ano, estimando-se que mais de 300 pessoas tenham sido beneficiadas.

O projeto é realizado em entidades locais como a ADEVE – Associação dos Deficientes Visuais de Erechim; Associação Aquarela Pró-Autista; CAOL – Centro de Apoio Oncológico Luciano;  CAPS II – Centro de Atenção Psicossocial Renascer; COC Erechim – Centro de Câncer; Hospital Santa Mônica.

“São muitos os cuidados e as responsabilidades de um projeto como este. Tudo é feito e preparado com muito carinho, para que cada visita seja uma experiência única, de muita alegria e amor”, disseram eles.

Segunda palestra

A segunda e última palestra da noite foi com o Projeto Fortalecer – Equoterapia realizado pelo Patronato São José, que utiliza método terapêutico e educacional, por meio do contato com os animais buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com necessidades especiais ou não.

O projeto de Equoterapia foi apresentado pelos integrantes Audyeres Padilha, Daniela dos Santos de Oliveira e Cassia Letícia Valmorbida. Na ocasião, eles relataram as ações do projeto, cuidados necessários com os animais, preparação, adestramento, e benefícios da equoterapia, que atende 75 praticantes por semana.

O cavalo para participar da equoterapia precisa ser dócil, passar por avaliação, conformação, ser saudável, ter bem-estar.

A equoterapia é indicada para crianças e idosos com disfunções neuromuscoloesqueléticas de leves a severas. Para autismo, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Sequela de AVE e TCE. Doença de Parkinson e Doença de Alzheimer, degenerativas, lesões neuromotoras, ansiedade, depressão, estresse e psicoses. Dificuldade de comunicação, aprendizagem e linguagem. Assimetria postural, distúrbios de marcha e equilíbrio, diminuições da mobilidade corporal e coordenação motora.

Benefícios

A cada 30 minutos de equoterapia se percorre em média 1,3 quilômetros e se desenvolve 30 mil estímulos no praticante com o andar do cavalo, sendo que cada andar do cavalo passa um estímulo diferente. O passo pode ser tipo antepistar, sobrepistar e transpistar, sendo esse último a andadura mais benéfica para os praticantes de equoterapia.  

A equoterapia educa o sistema sensorial, a propriocepção e a exterocepção. Controle postural de cabeça, tronco, membros. Melhora a marcha. Promove relaxamento (capacidade ventilatória, consciência respiração. Auxilia no bom funcionamento dos órgãos internos.

Além disso, melhora os aspectos cognitivos, atenção, concentração, memória, raciocínio lógico. Socialização, autocontrole, reinserção social. Estimulação da linguagem, e da área sensório perceptiva. Melhora da autoestima e autoconfiança. Sensação de bem-estar e aquisição de autonomia.

Após as palestras houve o sorteio de brindes.

 

Programação de sábado 24 

7h - Meditação da Mãe Terra. M.a. Ariane Pasuch – SMMA.

7h - Caminhada e pedalada da Primavera. Associação Ciclística Pé No Pedal e Gaioloucos Off Road Erechim.

8h30 - Encerramento com café da manhã orgânico (por adesão) - Encontro de Sabores.

 

A 20ª Semana Municipal de Meio Ambiente e o 19º Fórum Regional de Meio Ambiente é uma realização da Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Comissão Organizadora composta pelas seguintes entidades: Câmara de Vereadores, Conselho Municipal de Proteção ao Meio Ambiente - COMPAM, Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia - CAPA, Centro de Tecnologias Alternativas Populares - CETAP, EMATER, Instituto Federal, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul,  Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Universidade Federal da Fronteira Sul, Batalhão Ambiental da Brigada Militar -  PATRAM.