Prefeitura Municipal de Erechim - Setembro Amarelo: Programa Vida e Saúde celebra a vida
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/17062/setembro-amarelo-programa-vida-e-sade-celebra-a-vida

23/09/2022

Setembro Amarelo: Programa Vida e Saúde celebra a vida

Setembro Amarelo: Programa Vida e Saúde celebra a vida

O Programa Vida e Saúde, desenvolvido pela Prefeitura de Erechim, através da Secretaria de Saúde realizou uma atividade sobre o Setembro Amarelo com os usuários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Renascer.

O Setembro Amarelo é uma campanha realizada desde 2014, pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), com o objetivo de mobilizar e conscientizar a sociedade sobre a prevenção do suicídio.

Segundo especialistas, é preciso compreender o conceito de saúde mental de forma ampliada, como um estado de equilíbrio que proporciona bem-estar ao indivíduo e a sociedade como um todo.

Com essa ideia em mente, o Setembro Amarelo pretende colocar o tema da saúde mental ao máximo em evidência, fazendo com que as pessoas reflitam, discutam e atualizem suas ideias sobre meios de prevenir e conscientizar a população sobre o suicídio.

Neste sentido, os alunos de nutrição da URI – Campus Erechim, realizando estágio curricular de Nutrição em Saúde Coletiva, na Secretaria Municipal de Saúde, com supervisão local da nutricionista Cleusa de Vargas e das professoras Roseana Baggio Spinelli e Jaqueline Sturmer, fizeram uma dinâmica com uma frase escrita dentro dos balões amarelos onde o usuário lia e comentava sobre a mesma.

Juntamente com os balões foi distribuído um bombom para cada usuário do CAPS. Também foi exibido um vídeo motivacional “Não desista você é amado”.