Prefeitura Municipal de Erechim - Música e troca de experiências marcam a segunda noite da Semana de Meio Ambiente
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/17056/msica-e-troca-de-experincias-marcam-a-segunda-noite-da-semana-de-meio-ambiente

23/09/2022

Música e troca de experiências marcam a segunda noite da Semana de Meio Ambiente

Integrando as atividades da 20ª Semana Municipal de Meio Ambiente e 19º Fórum Regional de Meio Ambiente, foi realizada na noite de quinta-feira (22), no Parque Natural Municipal Longines Malinowski, uma roda de conversa com o tema “Natureza, serviços ecossistêmicos e bem-estar humano”.

O debate contou com a participação de especialistas em diversas áreas do conhecimento que discutiram sobre a relação do ser humano com os espaços ambientais, saúde, impactos psicológicos e culturais e foi mediado pelo jornalista, Roger Gritti.

Participaram, o geógrafo, professor doutor Vanderlei Secretti Decian, chefe do Departamento de Ciências Biológicas da URI Erechim; o enfermeiro, professor doutor Irany Achiles Denti, que desenvolve pesquisas experimentais na área da saúde humana na URI Erechim; o psicólogo, professor mestre Felipe Biasus, psicólogo clínico e coordenador do Curso de Psicologia da URI Erechim; o músico, Joel Caminho, musicoterapeuta (Caminho dos Tambores) e a bióloga  professora doutora Sonia Zakrzevski da URI Erechim.

Neste ano, a Semana de Meio Ambiente de Erechim trouxe como foco principal “Meio Ambiente e Bem-Estar: A natureza te abraça”. E foi esse o sentimento do público presente ao evento que também contou com trilha noturna guiada e show cultural com a Banda Sol Y Caminhos, que tem em seu histórico a criação artística, que tenta captar esses acontecimentos e catapultar para o futuro novas forma de novas criações musicais.

“Apesar do frio, sentimos nesta noite especial o abraço da natureza que acolhe todos aqueles que a preservam e que a respeitam. Poder estar aqui nesse parque nos deixa extremamente felizes. Lembrando que seguimos com a nossa programação até sábado (24), com foco na interação das pessoas com o meio ambiente, sendo que as atividades acontecem no Parque Longines Malinowski”, explica o secretário de Meio Ambiente, Cristiano Moreira convidando a comunidade a participar das atividades.

O secretário de Meio Ambiente ainda destacou a riqueza do debate, a troca de informações e a atração cultural que foi um espetáculo à parte. “Todos que estiveram presentes nesta noite saíram alimentados de arte e conhecimento. A conversa elencou diversos temas voltados ao meio ambiente e a natureza e o espetáculo da Banda Sol Y Caminhos nos fez viajar pela geografia dos pampas, cordilheira, costa e mata atlântica, ecoando no imaginário os ritmos e cantos oriundos de um sincretismo complexo, que permeia a história dos povos que passaram por essas terras”, finaliza o secretário de Meio Ambiente.

 

 

Confira a programação desta sexta e sábado:

Sexta-feira 23/09/2022

 

9h - Oficina: Terapia Floral e sua aplicação. Ministrantes: M.a. Halina Kluch, M.a. Ariane Pasuch – SMMA.

10h - Culinária Natural: Da Terra para o Prato. Ministrante: Esp. Valdete Jantsch Klein

14h - Mini-Curso: Cuidado e manejo de animais silvestres. Ministrantes: Daniela de Oliveira e Diego Agazzi - URI Erechim.

14h30 - Trilha Ecológica: Conhecendo a Natureza com participação do grupo de teatro do Centro de Belas Artes Osvaldo Engel.  M.a. Nadie Mikolaiczik e Karina Schäfer – SMMA.

14h30 - Oficina: Natureza que cura. Ministrantes: Pastoral da Saúde da Paróquia São Cristóvão.

16h - Oficina: Qualidade Ambiental através de bioindicadores. Ministrantes: Profa Dra. Saionara Salomoni - e Profa M.a. Neusa Andreolla – UERGS.

19h - Apresentação Artística: Circunda Bambolista (@circunbambole).

19h30 - Palestras: Amor, uma palavra de quatro patas e Projeto Fortalecer- Equoterapia. Palestrantes: Projeto Super Patas – Cão Terapia; Audyeres Padilha, Daniela dos Santos de Oliveira e Cassia Letícia Valmorbida - URI.

20h – Trilha Noturna (Entrada Principal – Rua Henrique Dias). Guia: Prof. Dr. Jorge Reppold Marinho.

 

Sábado 24/09/2022

 

7h - Meditação da Mãe Terra. M.a. Ariane Pasuch – SMMA.

7h - Caminhada e pedalada da Primavera. Associação Ciclística Pé No Pedal e Gaioloucos Off Road Erechim.

8h30 - Encerramento com café da manhã orgânico (por adesão) - Encontro de Sabores.