Você está em: Home / Notícias / Defesa Civil e Força Voluntária fazem palestra sobre como prevenir e evitar acidentes

NOTICIAS

A+ A- texto
normal

GERAL
22 de Setembro de 2022

Defesa Civil e Força Voluntária fazem palestra sobre como prevenir e evitar acidentes

Iniciativa faz parte do projeto “Prevenção às violências e acidentes” e foi realizada na EMEI Barão do Rio Branco


Proteger vidas, atuar na prevenção, mitigação e resposta à incidentes no município de Erechim. Esses são os objetivos da Defesa Civil e Força Voluntária Alto Uruguai, que também atuam na conscientização de crianças, jovens e adultos, nas escolas do município, com o projeto “Prevenção às violências e acidentes”. Na Escola Municipal de Educação Infantil Barão do Rio Branco, o projeto iniciou, na quarta-feira (21) com conversa dos voluntários com as crianças do Pré B sobre os "Cuidados no Lar e na Escola". À noite, realizou-se a palestra para as famílias e profissionais da Escola. As próximas vivências serão nos dias 28 e 29 deste mês.

Prevenção

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Erechim, Ronaldo Manica, atualmente, a EMEI Barão do Rio Branco tem matriculada, aproximadamente, 560 crianças, de 2 a 5 anos, em 33 turmas, em turno integral das 8 horas às 17 horas. Na palestra, na parte da manhã, os instrutores falaram para os estudantes e, à noite, aos pais, familiares e responsáveis. “O objetivo é mostrar o que são acidentes, como eles ocorrem e a maneira de prevenir e evitar. Manter as crianças longe do fogão a gás, panelas quentes, tomadas e fios elétricos são exemplos de prevenção”, comenta.

Como evitar acidentes?

Para evitar os acidentes, explica o coordenador, Ronaldo Manica, é importante ter muita atenção com relação ao acesso às escadas, armários, facas, tesouras, machadinhas e produtos químicos. “E jamais deixar as crianças brincarem com tesouras e terem acesso e contato com estes utensílios e produtos”, disse.

Calma e pedir ajuda

Em caso de acidente, observa o coordenador, é extremamente importante manter a calma e pedir ajuda, imediatamente, para a Defesa Civil e Força Voluntária Alto Uruguai (199), ou Bombeiros (193), Samu (192), ou Brigada Militar (190). “Chamar urgentemente esses profissionais”, disse.

Transmissão on-line

A palestra mostrando os cuidados e como prevenir acidentes também é transmitida pelo canal do YouTube da escola. “Encaminhamos o link pelo grupo de Whatsapp da turma e, assim, os profissionais e familiares podem conversar sobre estas importantes dicas que podem salvar vidas”, disse.

O projeto “Prevenção às violências e acidentes” é uma realização da Prefeitura de Erechim, por meio das secretarias de Gestão e Governança e Educação, Defesa Civil e Força Voluntária Alto Uruguai.