Prefeitura Municipal de Erechim - Nasce um novo parque: Plantio de árvores marca início do projeto do Parque Arvoredo
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/17046/nasce-um-novo-parque-plantio-de-rvores-marca-incio-do-projeto-do-parque-arvoredo

21/09/2022

Nasce um novo parque: Plantio de árvores marca início do projeto do Parque Arvoredo

A manhã de quarta-feira (21) – data em que se comemora o Dia da Árvore – foi marcada pelo plantio das primeiras árvores no Parque Arvoredo em Erechim. A construção do Parque, que integra as ações do programa Investe + Erechim, prioriza o bem-estar, preservação ambiental e um novo espaço público de lazer. A atividade também marcou o início da 20ª Semana Municipal de Meio Ambiente, com o slogan “Meio Ambiente e Bem-Estar: A Natureza te abraça” e o 19º Fórum Regional de Meio Ambiente.

Estiverem presentes o prefeito de Erechim, Paulo Polis; o vice-prefeito, Flávio Tirello; o secretário e a adjunta de Meio Ambiente, Cristiano Moreira e Carla Orso; secretários de Governo; a atriz e defensora das causas ambientais, Letícia Sabatella; Câmara de Vereadores; Sindicato Rural; Recro Agência de Marketing; Patran; Coder; ACCIE; Conselho das Cidades; Cooperativa Aurora; 15ª CRE; UFFS; Corsan; Comitê de Bacias Apuaê Inhandava; Fundação Cooperhabic; Conselho Municipal de Proteção ao Meio Ambiente; Conselho de Turismo; Credenor; URI; Unindústria, Barriquello Agroscience; o estudante Veigan Sisson Mattia, equipes da Secretaria de Meio Ambiente; estudantes da Escola Municipal Luiz Badalotti, e imprensa.

De acordo com o prefeito, Paulo Polis, olhar a vida de forma abrangente, priorizar o bem-estar das pessoas, promover o desenvolvimento humano e econômico, incluindo a preservação da natureza são os princípios do programa municipal Investe + Erechim, que está em execução pela Prefeitura. “Um desses projetos traduzem, perfeitamente, estes objetivos, ampliando as áreas de convívio social para lazer, diversão e cultura, que é a construção do Parque do Arvoredo onde hoje damos início a esse projeto com as árvores que plantamos aqui pelas mãos de diversas pessoas”, disse Paulo Polis.

Para o vice-prefeito, Flávio Tirello, hoje é um grande dia que marca as ações voltadas à preservação ambiental aliada ao desenvolvimento econômico. “Esse é um projeto moderno, de grande impacto positivo na comunidade e que olha para o futuro de Erechim. O Parque do Arvoredo, localizado nas ruas Narciso Verdi e Armando Deboni, fora da área central do município, vem para suprir a falta de praças nos bairros, e por isso, terá múltiplos usos. Ele tem conceito de parque urbano como opção de lazer público, área superior a quatro campos de futebol e visa atender uma população estimada de 15 a 20 mil pessoas”, explica Flávio Tirello.

O secretário de Meio Ambiente, Cristiano Moreira, destaca que esse plantio é somente o início de um grande projeto de plantar 105 mil árvores nativas em alusão aos 105 anos de Erechim, que serão celebrados em 2023, num investimento de cerca de R$ 2 milhões. “O meio ambiente e o desenvolvimento de um município podem sim andar lado a lado. Hoje é um dia histórico! Essas árvores que plantamos aqui são um marco para a melhoria de todos os fatores relacionados ao meio ambiente. E o slogan dessa Semana de Meio Ambiente onde a natureza abraça as pessoas nos remete ao sentimento de que todos somos o meio ambiente e todas as nossas ações refletem em um futuro melhor para as novas gerações e para o crescimento sustentável do município”, declara Cristiano Moreira.

Para a atriz e ativista ambiental, Letícia Sabatella esse é um momento de grande celebração. “Em épocas onde vivenciamos devastações destruidoras nas nossas florestas, poder ver todas essas instituições unidas para o plantio de árvores em um grande parque que irá beneficiar toda uma comunidade, além de garantir o desenvolvimento socioambiental de Erechim, nos deixa extremamente honrados em estar aqui fazendo parte desse dia histórico em uma cidade tão acolhedora, assim como o seu povo”, finaliza Letícia Sabatella.

A Semana de Meio Ambiente acontece até sábado, 24 de setembro. Além do plantio das árvores, a Semana de Meio Ambiente conta com uma grande programação que será realizada no Parque Municipal Longines Malinowski.

 

Confira a programação completa:

 

Quarta-feira 21/09/2022

 

14h - Entrega do Prêmio Sérgio Benito Maccagnini. Sessão Especial na Câmara Municipal de Vereadores

15h - Vivência de Dança Terapêutica: Dançando com a minha natureza interior. Ministrante: Gabriela Badalotti.

19h - Apresentação Artística: Banda Afluentes - Local: Centro Cultural 25 de Julho

19h30 - Abertura do XIX Fórum Regional de Meio Ambiente: “A Natureza expressa o que o corpo almeja”. Palestrante: Atriz Letícia Sabatella - Local: Centro Cultural 25 de Julho

 

Quinta-feira 22/09/2022

 

9h -Oficina: Cultivo de plantas condimentares. Ministrante: Eng. Agrônoma Sandra Rigo.

14h – Mini-Curso: Cuidado e manejo de animais silvestres. Ministrantes: Daniela de Oliveira e Diego Agazzi – URI Erechim

14h30 - Trilha Ecológica: Conhecendo a Natureza com participação do grupo de teatro do Centro de Belas Artes Osvaldo Engel.  M.a. Nadie Mikolaiczik e Karina Schäfer – SMMA.

15h - Vivência de Dança Terapêutica: Dançando com a minha natureza interior. Ministrante: Gabriela Badalotti.

19h - Apresentação Artística: Sol Y Caminhos. Canções da América com Joel Caminho.

19h30- Roda de Conversa: Natureza, serviços ecossistêmicos e bem-estar humano.  Participantes: Joel Caminho - Caminho dos Tambores; Cacique Joel Guarani - Terra Indígena Ventarra; Enfermeiro Irany Denti - URI; Psicólogo Felipe Biasus - URI; Eng. Agrônoma Sandra Rigo - SENAR; Geógrafo Prof. Dr. Vanderlei Decian – URI. Profa. Dra. Sônia Balvedi Zakrzevski – URI. Mediador: Jornalista Roger Gritti.

20h – Trilha Noturna (Entrada Principal – Rua Henrique Dias). Guia: Prof. Dr. Jorge Reppold Marinho.

 

Sexta-feira 23/09/2022

 

9h - Oficina: Terapia Floral e sua aplicação. Ministrantes: M.a. Halina Kluch, M.a. Ariane Pasuch – SMMA.

10h - Culinária Natural: Da Terra para o Prato. Ministrante: Esp. Valdete Jantsch Klein

14h - Mini-Curso: Cuidado e manejo de animais silvestres. Ministrantes: Daniela de Oliveira e Diego Agazzi - URI Erechim.

14h30 - Trilha Ecológica: Conhecendo a Natureza com participação do grupo de teatro do Centro de Belas Artes Osvaldo Engel.  M.a. Nadie Mikolaiczik e Karina Schäfer – SMMA.

14h30 - Oficina: Natureza que cura. Ministrantes: Pastoral da Saúde da Paróquia São Cristóvão.

16h - Oficina: Qualidade Ambiental através de bioindicadores. Ministrantes: Profa Dra. Saionara Salomoni - e Profa M.a. Neusa Andreolla – UERGS.

19h - Apresentação Artística: Circunda Bambolista (@circunbambole).

19h30 - Palestras: Amor, uma palavra de quatro patas e Projeto Fortalecer- Equoterapia. Palestrantes: Projeto Super Patas – Cão Terapia; Audyeres Padilha, Daniela dos Santos de Oliveira e Cassia Letícia Valmorbida - URI.

20h – Trilha Noturna (Entrada Principal – Rua Henrique Dias). Guia: Prof. Dr. Jorge Reppold Marinho.

 

Sábado 24/09/2022

 

7h - Meditação da Mãe Terra. M.a. Ariane Pasuch – SMMA.

7h - Caminhada e pedalada da Primavera. Associação Ciclística Pé No Pedal e Gaioloucos Off Road Erechim.

8h30 - Encerramento com café da manhã orgânico (por adesão) - Encontro de Sabores.