Prefeitura Municipal de Erechim - Turismo: teoria, degustação e alegria marcam primeiro Tour Cervejeiro
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/17033/turismo-teoria-degustao-e-alegria-marcam-primeiro-tour-cervejeiro

16/09/2022

Turismo: teoria, degustação e alegria marcam primeiro Tour Cervejeiro

Na noite desta quinta-feira (15), começou um novo roteiro da Linha Turismo Erechim, iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo.

 

Os participantes se encontraram na Casa do Artesão e partiram para a Casa Cevada, primeiro local onde conheceram as instalações da cervejaria, degustaram estilos de cervejas e ouviram sobre o processo de produção de cervejas artesanais. “As nossas cervejarias da cidade ainda não são muito conhecidas, não são amplamente divulgadas e o pessoal ainda não tem conhecimento do que é uma cerveja artesanal, como tem vários estilos, igual ao vinho por exemplo. Vai ser muito legal para divulgar o nome das cervejarias e dos profissionais pra nossa comunidade”, destacou a sommelier de cervejas da Casa Cevada, Malu Cantele.

 

Logo após, o grupo partiu para o segundo destino, animados no ônibus da Linha Turismo por um gaiteiro do CTG Galpão Campeiro e o guiamento da Fainors. Ao chegar na Ágape, o grupo foi recebido por uma apresentação do Grupo Jupem, conheceu as características de produção e diferenças que a cervejaria tem do primeiro local visitado, além de aproveitarem um jantar e degustar diversas opções de cervejas artesanais. “Um passeio muito legal, bacana. Aconselho as pessoas a participarem. É um valor que vale a pena e assim, a gente conhece mais detalhes das cervejas, o potencial aqui de Erechim, de uma forma muito legal”, comentou o comprador, João Victor Strapasson De Ré.

 

Como funcionam os passeios?

 

Os passeios acontecem mediante a um número de 35 pessoas confirmadas, sempre nas quintas-feiras a partir das 18h ou domingos, com saída às 16h, sendo ponto de encontro a Praça Júlio de Castilhos. As reservas devem ser feitas com antecedência pelo telefone/WhatsApp (54) 3520-7044 ou clicando aqui. O valor do passeio é de R$ 100,00 com tudo incluso (degustações e jantar), e deve ser pago diretamente na última cervejaria visitada. O valor é dividido entre os dois locais visitados, já o transporte, guiamento e animações são incentivos da Prefeitura de Erechim.

 

Durante o roteiro é possível conhecer o processo de fabricação da cerveja e, também, fazer degustação das diferentes cervejas produzidas em Erechim. No fim do passeio, é servido jantar com um cardápio que inclui salame, copa, queijo provolone, ovo de codorna, pepino em conserva, azeitona, castanha, uva, morango, pães de fermentação natural, pães brioches, caponata, manteigas saborizadas, geleia de pimenta com abacaxi, mini sanduíches e ceviche. Os menores de 18 anos não tem direito a degustação, mas tem direito a alimentação e suco de uva.

 

As cervejarias Bota Amarela, Casa Cevada, Lupulando e Ágape são parceiras do projeto, sendo que cada passeio visita dois locais. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Emerson Schelski, explica que a iniciativa visa estimular o turismo em diferentes setores, e nesse caso, atrelando história e a degustação. “Quem não gosta de uma boa cerveja? Nesse passeio é possível experimentar boas cervejas que são produzidas aqui no nosso município. Assim, muita gente vai conhecer o setor e estimular o turismo e a comercialização”, destaca o secretário Schelski.

 

Parceiros da Linha Turismo

 

Além dos locais visitados, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo elencou parceiros dos roteiros turísticos com Chamamento Público. São músicos, grupos folclóricos e entidades que auxiliam na organização e animação dos projetos que vão sendo realizados ao longo do ano.