Prefeitura Municipal de Erechim - Estudos e trabalhos de atualização do Plano de Carreira do Magistério seguem em Erechim
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/16959/estudos-e-trabalhos-de-atualizao-do-plano-de-carreira-do-magistrio-seguem-em-erechim

25/08/2022

Estudos e trabalhos de atualização do Plano de Carreira do Magistério seguem em Erechim

Estudos e trabalhos de atualização do Plano de Carreira do Magistério seguem em Erechim

Grupo vai propor alterações que serão analisadas tecnicamente por uma empresa externa na última fase da elaboração.

 

Na tarde da quarta-feira (24), a Secretaria Municipal de Educação realizou mais uma reunião para estudo e atualização do Plano de Carreira e Remuneração do Magistério Público (PCR). Estiveram presentes as Comissões Representativas dos Professores das 18 Escolas Municipais, representantes dos Sindicatos dos Professores, Conselho Municipal de Educação, Câmara de Vereadores, Instituto Erechinense de Previdência (IEP) e Procuradoria Geral do Município.

 

“A importância do estudo do plano de carreira é primeiro sabermos os nossos direitos e os nossos deveres. Faz com que a gente saiba por onde é conduzida nossa carreira, o nosso papel dentro de todo um Sistema e principalmente, é preciso analisar quais serão as mudanças e que impacto elas terão, tanto na nossa vida como no município como um todo e em sentido de sustentabilidade deste plano”, comenta a professora do EJA, Paula Sperandio.

 

A reunião foi conduzida pelo Assessor da Secretaria de Educação, Ricardo Passini que apresentou à todos a sistematização das sugestões vindas das Escolas ao Plano, no que diz respeito aos Artigos 1 ao 30.

 

Os professores representantes das escolas compartilharam como foi o estudo em cada unidade e a importância para os docentes. “O plano de carreira na Escola Barão do Rio Brando foi enviado por e-mail para todas professoras, elas estudaram com antecedência e na formação realizamos um debate, os grupos anotaram os pontos que desejavam e encaminharam para as representantes da escola compilarem e apresentarem para essa construção”, explica a diretora da EMEI Barão do Rio Branco, Geovana Paiva.

 

Os professores terão mais um período (25/08 a 11/10) para o estudo nas escolas até o próximo encontro que ficou marcado para o dia 26 de outubro. A atualização do PCR dos Professores Municipais que foi instituído pela Lei N° 5.148/2011, com o intuito de revisar o documento em todos os seus artigos e poder, dentro do quesito legal, discutir a carreira dos docentes. “Todos professores estão representados nas comissões e esse processo todo é muito importante e diz respeito ao documento que guia a carreira do magistério”, pontua a secretária de Educação, Verenice Lipsch.

 

Após o período de discussões todo o Plano, a Secretaria de Educação vai contratar uma empresa para analise das questões técnicas e a viabilidade financeira do Plano.