Prefeitura Municipal de Erechim - Secretarias de Meio Ambiente da AMAU se reúnem em encontro inédito em Erechim
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/16955/secretarias-de-meio-ambiente-da-amau-se-renem-em-encontro-indito-em-erechim

25/08/2022

Secretarias de Meio Ambiente da AMAU se reúnem em encontro inédito em Erechim

A Prefeitura de Erechim, através da Secretaria de Meio Ambiente, juntamente com a Associação dos Municípios do Alto Uruguai (AMAU), realizou nesta quinta-feira (25), no Plenário da Câmara de Vereadores, o Primeiro Encontro entre técnicos e dirigentes municipais das Secretarias de Meio Ambiente da AMAU.

A solenidade de abertura contou com a presença do prefeito de Erechim, Paulo Polis; do secretário de Meio Ambiente, Cristiano Moreira; do presidente da Câmara de Vereadores, Ale Dal Zotto; demais secretários; vereadores; convidados e imprensa.

“A iniciativa, que surgiu a partir da implantação do Sistema Online de Licenciamento pela secretaria de Erechim em janeiro deste ano, e que movimentou o interesse nos demais municípios para a atualização de seus sistemas de certificação, fez com que todos nos reuníssemos aqui hoje para, além de fortalecermos a regulação ambiental nos municípios, fazermos um relato da situação de cada ente, auxiliando-nos mutuamente para desenvolvimento regional”, disse o titular da pasta de Meio Ambiente de Erechim, Cristiano Moreira.

Segundo o prefeito Paulo Polis, a mobilização tem o intuito de trocar experiências entre os técnicos e secretários da região, oferecendo a experiência que o município possui em estar com a totalidade de seus processos de forma online. “Esse evento permite compartilhar desafios, experiências e boas práticas voltadas ao meio ambiente. É um momento que nos traz conhecimento e aprimoramento. Além disso, gera um espírito de integração entre as cidades, que só ajuda a fortalecer a gestão ambiental entre municípios da AMAU”, finaliza.

A atividade aconteceu durante o período da manhã e tarde. Entre os debates e apresentação de cases dos municípios, destaque para as abordagens sobre a situação da vegetação nativa no Estado, além de aspectos gerais da lei da vegetação nativa e legislação pertinente ao Bioma Mata Atlântica, com os analistas ambientais representantes da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM), Émerson Couto da Rocha e Gustavo Barrancelli.

Estiveram presentes representantes dos municípios de Barra do Rio Azul, Estação, Severiano de Almeida, Campinas do Sul, Três Arroios, Sertão, Aratiba, Charrua, Getúlio Vargas, Mariano Moro, Cruzaltense, Ipiranga do Sul, Erebango, Centenário, Ponte Preta, Erval Grande, Faxinalzinho, Áurea, Benjamin Constant do Sul, São Valentim, Itatiba do Sul, Jacutinga, além de servidores e gestores da Secretaria de Meio Ambiente de Erechim.