Prefeitura Municipal de Erechim - Projeto visa ampliar oferta de alimentos saudáveis e buscar segurança alimentar das famílias
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/16953/projeto-visa-ampliar-oferta-de-alimentos-saudveis-e-buscar-segurana-alimentar-das-famlias

25/08/2022

Projeto visa ampliar oferta de alimentos saudáveis e buscar segurança alimentar das famílias

Projeto visa ampliar oferta de alimentos saudáveis e buscar segurança alimentar das famílias
Projeto visa ampliar oferta de alimentos saudáveis e buscar segurança alimentar das famílias

 

Parceria entre Secretaria Municipal de Agricultura, Assistência Social e CAPA ensina como produzir alimentos agroecológicos para subsistência e, também, auxilia na implantação de hortas comunitárias de Capo-Erê

 

Ampliar a produção de alimentos agroecológicos para subsistência das famílias e implantar hortas comunitárias no Distrito de Capo-Erê. Esse são os objetivos da Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar, Secretaria de Assistência Social, e a parceria com o Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA). Nesta segunda-feira (22), servidores públicos e profissionais do CAPA realizaram a entrega de 221 mudas de árvores frutíferas para 26 famílias que integram o projeto, que iniciou no mês de junho.

O secretário de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar, William Racoski, explica que a ação faz parte da parceria entre a Secretaria Municipal de Agricultura, Secretaria de Assistência Social e o CAPA para aumentar a segurança alimentar e a oferta de alimentos saudáveis às famílias do distrito.

“Nesta união de esforços, o CAPA, que tem muito conhecimento nesta área, faz a assessoria técnica na produção agroecológica de subsistência e, também, auxilia na implantação de quintais na comunidade de Capo-Erê. No total, nesta etapa, foram distribuídas para 26 famílias, 221 mudas de árvores frutíferas de diversas variedades, como pêssego, ameixa, kiwi, figo, cítricos, entre outras”, disse.

Esta é uma das etapas do projeto, que vem desenvolvendo várias atividades com as famílias do Cadastro Único do distrito de Erechim. “As famílias aprendem nas oficinas sobre plantas, como fazer hortas e pomares, como utilizar as práticas agroecológicas e, também, está previsto uma viagem de intercâmbio. As ações estão integradas e buscam contribuir, basicamente, para segurança alimentar das famílias”, afirma.

Projeto bom

Para a moradora do distrito, Marisete Mariano, as mudas de frutas vieram em boa hora. Esse é um projeto bom, que veio para ajudar as famílias.Eu comprei faz pouco tempo o terreno em que eu moro e não tenho nenhuma fruta plantada. Essas mudas são bem-vindas”, afirma.

Resgatar e valorizar

Segundo o agrônomo do CAPA Erechim, Martin Witter, a realização deste projeto de agroecologia no Distrito de Capo-Êre é importante para resgatar e valorizar o conhecimento, a prática que estas famílias já têm com a produção de alimentos e a relação com a terra. “Este projeto visa melhorar o que já vem sendo feito na área de alimentos pelas famílias, contribuindo para nutrição adequada das crianças, das famílias e proporcionando mais qualidade de vida”, afirma.

A produção agroecológica de subsistência é uma iniciativa da Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar e do programa Investe + Erechim,com o objetivo de trazer bem-estar para as pessoas, mudando a cultura da comunidade, ensinando como produzir alimentos saudáveis.