Você está em: Home / Notícias / Patrimônio cultural, cidadania e ética são temas da Semana Estadual do Patrimônio

NOTICIAS

A+ A- texto
normal

CULTURA
16 de Agosto de 2022

Patrimônio cultural, cidadania e ética são temas da Semana Estadual do Patrimônio

Erechim integra a programação da4º Semana Estadual do Patrimônio promovido pela Secretaria de Estado da Cultura com reflexões acerca da importância da valorização do patrimônio cultural regional, especialmente no reconhecimento da riqueza da diversidade cultural do Rio Grande do Sul.

 

A abertura da programação local desenvolvida pela Secretaria Municipal de Cultura e Esporte, através do Serviço de Patrimônio Histórico e Cultural e do Arquivo Histórico Municipal Juarez Miguel Illa Font foi na noite desta segunda-feira (15), no Centro Cultural 25 de Julho. Estiveram presentes o vice-prefeito Flávio Tirello e a secretária de Cultura e Esporte, Carla Talgatti.

 

O diretor do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE), Renato Savoldi, também representando a Secretaria da Cultura do RS, participou da abertura através de um vídeo. “Essa semana tem promovido diversas reflexões acerca da importância e da valorização do patrimônio cultural regional, especialmente no reconhecimento das riquezas e da diversidade cultural do Estado do Rio Grande do Sul”, destacou o diretor do IPHAE.  

 

A secretária de Cultura e Esporte, Carla Talgatti, comentou que as vagas das oficinas da Semana do Patrimônio já foram preenchidas, o que representa a qualidade da programação preparada. “A nossa equipe preparou uma programação com muito carinho e também a fim de contemplar a nossa realidade local. Patrimônio é um assunto complexo e é importante que as pessoas fora entendam que envolve muito estudo”, explica a secretária.

 

Após a solenidade, a chefe do Serviço de Patrimônio Histórico e Cultural, arquiteta Ariane Pedrotti e o coordenador do Arquivo Histórico Municipal Juarez Miguel Illa Font, Henrique Trizoto comandaram uma mesa de debate sobre História e Patrimônio Cultural de Erechim. A programação segue até sexta-feira com oficinas, palestras e atividades que envolvem patrimônio documental, material, imaterial e turismo.

 

O vice-prefeito Flávio Tirello falou a importância de ações de preservação do patrimônio. “O nosso patrimônio material e imaterial é muito amplo e preservar isso é um dever do Poder Público. Com certeza, essa semana e as atividades que serão realizadas serão de grande proveito aos participantes”, pontua o vice-prefeito.