Prefeitura Municipal de Erechim - Prefeitura em busca de regularização urbana
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/16907/prefeitura-em-busca-de-regularizao-urbana

11/08/2022

Prefeitura em busca de regularização urbana

Prefeitura em busca de regularização urbana

Curso seria sobre REURB e realizado aos servidores pela Escola Superior de Direito Municipal (ESDM)

 

O prefeito de Erechim, Paulo Polis, e o secretário de Gestão e Governança, Edgar Marmentini, visitaram a Escola Superior de Direito Municipal (ESDM) localizada em Porto Alegre, e conversaram com o diretor geral, Alexandre Marder, e a procuradora-chefe da Procuradoria de Assistência e Regularização Fundiária da PGM Porto Alegre, Simone Somensi, para ver a possibilidade de realização de curso sobre Regularização Urbana (REURB) para os servidores da Prefeitura Municipal de Erechim.

Atualmente, o município de Erechim tem mais de 1000 famílias em áreas ocupadas e em situação irregular o que prejudica de muitas formas as próprias pessoas nesta situação”, afirma o prefeito Paulo Polis.

Segundo o prefeito Paulo Polis, o objetivo do curso é capacitar os servidores públicos sobre Regularização Urbana, para em seguida, iniciar o processo de regularização que só beneficiará a comunidade nesta situação. “Isso porque, o imóvel passa a ser regular, ter um dono legítimo, que pode assim vender este imóvel, transferir, alugar, herdar o imóvel com segurança jurídica”, afirma o prefeito.

Além disso, destaca o prefeito Paulo Polis, o lote e a casa passam a ter em média 50% de valorização a mais que um lote irregular. “O município pode desta forma fazer melhorias nas ruas e instalar praças, escolas, calçadas e calçamentos”, comenta.

O REURB é a regularização de assentamentos humanos clandestinos ou irregulares, ocupações ordenadas ou desordenadas, como por exemplo posses, condomínios, loteamentos e incorporações ilegais, situados em núcleos informais com o uso e características urbanas, mesmo que situados em zonas rurais comprovadamente existentes até 22/12/2016 regrados pela Lei Federal 13.465/2017.