Prefeitura Municipal de Erechim - Crescimento econômico de 107% em 10 anos
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/16888/crescimento-econmico-de-107-em-10-anos

08/08/2022

Crescimento econômico de 107% em 10 anos

Base é a arrecadação municipal de tributos, mais de 10% ao ano em média de aumento


O maior plano de investimentos público-privados da história de Erechim, o Investe + Erechim, já está transformando a vida das pessoas, principalmente, porque os serviços públicos estão andando na velocidade que precisa o setor privado. Com esta prática, a Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria de Obras Públicas, Habitação, Segurança e Proteção Social, aprovou, em 18 meses, mais de 2 mil projetos para novas construções no município, o que resulta em aumento da atividade econômica, emprego, renda e bem-estar à população.

O prefeito de Erechim, Paulo Polis, participou da inauguração da filial da empresa Tubo Center no Loteamento Arvoredo, na manhã de sábado (6), e disse que este empreendimento é mais um exemplo de que os investimentos da administração municipal estão no caminho certo e a economia do município está funcionando.

“A Tubo Center tem mais de 21 anos de atuação no mercado de materiais de construção para o início até o fim da obra, acabamentos, e com esta filial vai gerar pelo menos 10 novos postos de trabalho direto, além de atender a demanda do bairro que está crescendo e tem várias moradias e negócios em construção”, disse.

O prefeito Paulo Polis comenta que o orçamento do município de Erechim vem crescendo uma média de 10% ao ano, nos últimos anos. “O que se traduz em mais capacidade de investimentos de forma integrada em saúde, educação, infraestrutura, assistência social, qualificação profissional, inovação e tecnologia, lazer, e tudo isso atrai novas empresas, mais empregos, renda e bem-estar”, afirma.

“Um exemplo de tudo isso será o Parque do Arvoredo, localizado nas ruas Narciso Verdi e Armando Deboni, que vem para suprir a falta de praças nos bairros. Será um parque urbano para lazer público, área superior a quatro campos de futebol e vai atender uma população estimada de 15 a 20 mil pessoas. O Parque do Arvoredo terá o maior playground (parque infantil) de Erechim”, comenta o prefeito.

Ele lembra que, neste ano, Erechim foi considerada pelo Ranking da ISTOÉ a 12a melhor cidade do Brasil para se viver e investir, entre os municípios de mesmo porte. “E os números mostram isso na prática, nos seis primeiros meses do anoo município gerou quase 1000 novos postos de trabalho com carteira assinada. E o novo Distrito Industrial Giácomo Madalozzo, no Bairro Industrial David Zorzi, deve abrir pelo menos mais 1 mil novas vagas ainda neste ano”, comenta prefeito.

O município, que tem mais de 15 mil CNPJs ativos, está disponibilizando mais uma ferramenta para facilitar a abertura de novas empresas. “Com a plataforma Tudo Fácil Empresas é possível abrir uma empresa de baixo risco em 10 minutos, é só entrar no Portal de serviços da Junta Comercial do Estado (https://jucisrs.rs.gov.br/inicial). Somos o 1o município do Corede Norte e o 4a no Estado a oferecer esse serviço todo integrado”, afirma.

O prefeito ressalta que Erechim também está em meio a uma transformação digital dos serviços públicos, sendo que 52% dos serviços públicos podemserabertos de forma on-line ou via aplicativo. “E a meta é chegar a 100% até o fim do governo, isso representa mais agilidade, eficiência e economia de recursos públicos num momento, e mais investimentos noutro”, disse.