Prefeitura Municipal de Erechim - Banco de Sangue: nova sede é resultado de trabalho coletivo, diz prefeito
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/16866/banco-de-sangue-nova-sede--resultado-de-trabalho-coletivo-diz-prefeito

02/08/2022

Banco de Sangue: nova sede é resultado de trabalho coletivo, diz prefeito

Assinatura do contrato para construção foi realizado hoje (2). Obra será referência no Estado e deve ficar pronta em 18 meses. Investimentos passam de R$ 2 milhões com recursos do programa Investe + Erechim, da Câmara de Vereadores, governo estadual e de emenda parlamentar

 

O prefeito de Erechim, Paulo Polis, fez questão de enfatizar, na assinatura do contrato realizado na manhã de hoje (2), no Salão Nobre da Prefeitura de Erechim, a importância do trabalho coletivo para concretização da construção da nova sede da Associação Beneficente dos Receptores de Sangue de Erechim, também conhecida como Banco de Sangue de Erechim. A sede vai ficar localizada ao lado da Unidade Municipal de Referência em Saúde (antiga UPA) e tem previsão de ficar pronta em 18 meses, a partir da ordem de início das obras. Investimentos passam de R$ 2 milhões com recursos do programa Investe + Erechim, da Câmara de Vereadores, governo estadual e de emenda parlamentar.

A assinatura do contrato contou com a presença do vice-prefeito, Flávio Tirello, o presidente da Câmara de Vereadores, Ale Dal Zotto, o presidente do Banco de Sangue de Erechim, Alexandre Lyrio, e Rodrigo Bragagnolo, representante da empresa vencedora da licitação, N. M. B. Construção Civil Ltda, além de representantes de entidades, comércio, indústria e servidores públicos.

Três vezes maior

O presidente do Banco de Sangue de Erechim, Alexandre Lyrio, disse que a assinatura do contrato é um marco histórico. “Estávamos precisando de um espaço maior e a nova sede com 750 metros quadrados vai ser três vezes maior que a atual, podendo ser ainda ampliada, e nos dará melhores condições de trabalho e capacidade resolutiva para os próximos 30 anos”, afirma.

Segundo o presidente do Banco de Sangue, com a nova estrutura será possível realizar outros serviços que não são feitos hoje por falta de espaço. “Esta construção é resultado do trabalho de muitas mãos e será um grande diferencial no trabalho do Banco de Sangue. Agradeço a comunidade, entidades que mantém a instituição, Câmara de Vereadores, ao prefeito, Paulo Polis, e a administração municipal, pelo empenho e determinação em realizar esta obra”, disse.

O que vale são os exemplos

“As palavras comovem, mas as ações arrastam”, disse o presidente da Câmara de Vereadores, Ale Dal Zotto, na ocasião, e que a nova sede do Banco de Sangue terá impacto regional. Ele destacou que Câmara de Vereadores se faz presente nos projetos fundamentais para Erechim avançar.

 Trabalho de todos

O prefeito, Paulo Polis, ressaltou que os avanços do município de Erechim se devem, também, pela parceria entre o Poder Executivo e o Legislativo. “Além disso é importante reconhecer o trabalho da comunidade”, disse.

“A nova sede do Hemocentro é mais uma obra do programa Investe + Erechim, que vem seguindo a linha traçada desde seu início, para qualificar a saúde pública e, principalmente, cuidar do sangue, da vida e das pessoas. O Banco de Sangue de Erechim será referência no Estado do Rio Grande do Sul, tem máquinas de última geração, e deve ficar pronto em 18 meses, fim do ano que vem”, comenta.

Mais de uma vez, o prefeito Paulo Polis ressaltou que a construção da nova sede do Banco de Sangue só foi possível devido ao trabalho coletivo, de múltiplos atores, entidades, vereadores, empresas e comunidade. “Tem um pouco de cada um de vocês aqui”, disse.

O Banco de Sangue, destaca o prefeito Paulo Polis, faz parte do maior programa de investimentos da história do município, mas também conta com recursos da Câmara de Vereadores, do governo estadual e de emenda parlamentar.

“Muitas pessoas trabalharam para chegarmos neste momento, na assinatura deste contrato, que envolve um projeto muito complexo. Esta é, seguramente, uma obra estratégica, estrutural, vital para Erechim e região, e só está acontecendo porque nós todos estamos olhando e remando juntos na mesma braçada”, ressaltou o prefeito Paulo Polis.

O novo Banco de Sangue será referência para todo Alto Uruguai, aproximadamente 240 mil habitantes, e vai manter estoque de sangue e hemocomponentes compatíveis com as necessidades da região, prestando excelente atendimento aos doadores, bem maior de uma unidade hemoterápica.