Prefeitura Municipal de Erechim - Profissionais aprovam leis municipais que regulamentam transporte por aplicativo e os taxistas
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/16861/profissionais-aprovam-leis-municipais-que-regulamentam-transporte-por-aplicativo-e-os-taxistas

01/08/2022

Profissionais aprovam leis municipais que regulamentam transporte por aplicativo e os taxistas

 

Ambos projetos de leis de iniciativa do Poder Executivo erechinense visam criar referencial teórico para profissionalizar e melhorar essas atividades no município


Atender o interesse público, dos profissionais, e, principalmente, manter a qualidade do atendimento aos usuários dos serviços de táxi e transporte por aplicativo no município. Esses foram os objetivos da Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria de Obras Públicas, Habitação, Segurança e Proteção Social de Erechim, com a elaboração dos projetos de leis n.º 092/2022 (aplicativos de tecnologia) e n.º 103/2022 (serviço de táxi) já aprovadas pela Câmara de Vereadores e sancionadas pelo prefeito, Paulo Polis.

Transporte por aplicativo

Para Odimar Gewinski, gestor Guri aplicativo Erechim/Concórdia, a implantação da lei em Erechim é muito importante para regulamentar o serviço. “E os usuários terem segurança ao fazer o pedido de motorista. Estamos prestando serviço dentro da cidade e todos devem ter empresa regulamentada pela prefeitura”, afirma.

Segundo o gestor do aplicativo Guri, o ponto chave de tudo é que o usuário vai se sentir mais à vontade e seguro ao realizar o pedido da corrida. “Hoje, o aplicativo de mobilidade Guri é referência em segurança e qualidade, tendo rígidos critérios para aprovação de motoristas, dada a preocupação da equipe com a máxima segurança e satisfação do cliente”, comenta.

E, acrescenta, Odimar, “além deste, a dinâmica do aplicativo é fácil e eficiente, para que a experiência dentro do mesmo seja prática e facilite a rotina de todos os que confiam em nossos serviços. A equipe do Guri busca e desenvolve diariamente estratégias e planejamentos para que fomente a qualidade e eficiência do aplicativo, para os nossos queridos clientes e motoristas”.

Conforme o gestor do aplicativo Garupa, Valmir Arini, é importante a regularização dos aplicativos e a fiscalização porque vai selecionar os profissionais. “Vai fazer uma peneira, vai ficar quem quer trabalhar, quem tem condições e está apto para trabalhar”, afirma.

Além disso, explica o gestor do Garupa, vai trazer mais segurança para os usuários e credibilidade para o negócio. “Antes, por exemplo, se alguém fosse assaltado, a gente não sabia se era carro de aplicativo, se era corrida clandestina, ou alguém exercendo a profissão de táxi clandestino, que começou a transportar passageiros sem estar em nenhum aplicativo. Então, não tinha como saber se era aplicativo ou não, clandestino ou não, o carro não tinha condições de uso, vistoria, não tinha nada. E para os aplicativos que trabalham dentro da lei, no sistema de franquia Garupa, seguimos todas as leis bem a risca, então para nós a fiscalização é muito importante”.

Táxis

Segundo Neri José Otto, representante do Sindicato dos Taxistas de Erechim, a categoria entrou em comum acordo com o sindicato e a prefeitura para elaborar o projeto de lei n.º 103/2022. “Essa lei regulariza muitas situações que não estavam corretas no serviço de táxi. Então, sindicato e a prefeitura, juntos, conseguiram com a lei regularizar o que não estava certo e achamos o caminho mais correto para os taxistas. Com esta lei, ficou claro os direitos e deveres que nós profissionais temos que cumprir, e vai ter penalizações para quem não seguir a lei. Então, ficou bem claro e bom para os dois lados”, disse.

“Eu queria agradecer o empenho do secretário Mario Rossi e do coordenador, Décio Vicelli, também o prefeito, Paulo Polis, e o departamento de Trânsito, na elaboração e aprovação desta lei, que foi muito gratificante para nós”, disse Neri José Otto.

Segundo o secretário de Obras Públicas, Habitação, Segurança e Proteção Social de Erechim, Mario Rossi, as duas leis são importantes para profissionalizar esses serviços de transporte por aplicativo quanto de táxis. “Em síntese, as leis vêm para organizar estas duas modalidades de transporte tendo sempre em vista o bom atendimento ao cidadão”, afirma Mario Rossi.