Prefeitura Municipal de Erechim - Erechim participa do projeto SB Brasil de saúde bucal
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/16853/erechim-participa-do-projeto-sb-brasil-de-sade-bucal

29/07/2022

Erechim participa do projeto SB Brasil de saúde bucal

Erechim participa do projeto SB Brasil de saúde bucal

Nesta semana, o Setor de Odontologia da Secretaria Municipal de Saúde deu início ao treinamento com parte da equipe de campo que executará o Projeto SB Brasil.

O Projeto SB Brasil é um estudo sobre as condições de saúde bucal da população brasileira com realização pactuada para 2020, mas que teve a execução estendida em decorrência da emergência sanitária do coronavírus. O estudo é realizado no âmbito Política Nacional de Saúde Bucal (PNSB), implementada pelo Ministério da Saúde. Diretrizes da política visam a reorganização e reorientação do modelo de atenção à saúde bucal, atendendo a princípios do Sistema Único de Saúde (SUS).

Conforme explica o responsável pelo Setor de Odontologia de Erechim, o cirurgião-dentista, Claiton Tirello, a equipe de campo de Erechim é formada por examinador (cirurgião-dentista), anotador e arrolador. Neste primeiro momento foram treinados os arroladores, que iniciarão as atividades na próxima semana.

“O projeto SB Brasil trata-se de uma pesquisa de nível nacional tendo como finalidade avaliar o perfil epidemiológico em saúde bucal da população brasileira em relação às condições de saúde bucal, a fim de proporcionar ao Ministério da Saúde e às instituições do SUS informações para o planejamento de políticas e programas de promoção, prevenção e assistência em saúde bucal”, relata Claiton Tirello.

Nesta pesquisa serão entrevistados e examinados indivíduos que residem nos setores censitários sorteados.

Claiton também enfatiza que essa pesquisa é valiosa para se ter conhecimento sobre as condições de saúde bucal da população, identificando quais são as doenças mais prevalentes no setor censitário sorteado e contribuindo na implementação de novas políticas públicas voltadas a necessidade da população.