Prefeitura Municipal de Erechim - Existem diversas ferramentas e mecanismos de apoio para quem quer exportar
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/16851/existem-diversas-ferramentas-e-mecanismos-de-apoio-para-quem-quer-exportar

29/07/2022

Existem diversas ferramentas e mecanismos de apoio para quem quer exportar

Esse foi o conteúdo do Talk sobre Exportação com o monitor do programa PEIEX, Gustavo Fröhlich, na Incubadora Tecnológica de Erechim (ITE). “O município vem trabalhando muito para desburocratizar e facilitar a vida de quem quer empreender”, disse secretário Emerson Schelski na abertura do evento



A Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo e da Sala do Empreendedor, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e o Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), com apoio da Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim (ACCIE) e da Microempa, realizaram na noite de ontem (28) um Talk sobre Exportação, na Incubadora Tecnológica de Erechim (ITE).

Na abertura, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Emerson Schelski, falou sobre os programas que o município está realizando para qualificar os profissionais e, também, fomentar novas empresas e negócios.

“Na semana que vem, dia 4 de agosto, o município vai lançar o programa Tudo Fácil Empresas, com a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Joel Maraschin, e do secretário de Planejamento, Governança e Gestão, Claudio Gastal”, disse.

O secretário, Emerson Schelski, ressaltou que o programa vai desburocratizar o processo de abertura de empresas de baixo risco. “Será possível abrir um novo negócio em 10 minutos. Hoje, o município tem 232 empresas aptas a se enquadrar neste novo formato. Isso é um grande avanço da gestão pública e muito positivo para os empreendedores. O município vem trabalhando muito para desburocratizar todos os processos administrativos, para facilitar a vida de quem quer empreender, gerar emprego e renda para Erechim”, disse.

Exportação

Em seguida, o monitor do programa PEIEX, Gustavo Fröhlich, falou sobre o Programa de Qualificação para Exportação oferecido pela Apex-Brasil, que visa qualificar empresas para exportação. “Principalmente, aquelas que não tem conhecimento sobre exportação”, afirma.

A palestra trouxe conhecimentos para as empresas que estão buscando os mercados internacionais, que não são exportadoras ou que estejam no início de atividades de exportação. “Além disso, convidamos as empresas para participarem do programa”, disse.

O monitor, Gustavo Fröhlich, disse que o programa é subsidiado pela APEX-Brasil, então não tem custo nenhum para as empresas. “As capacitações envolvem aulas de comércio exterior, que giram em torno de 35 horas no total de atendimentos, no final, a empresa vai montar um plano de exportação para um mercado específico, e de posse deste plano, a empresa consegue adaptar para outros mercados e produtos”, observa.

“A mensagem principal é que existem diversas ferramentas e mecanismos de apoio e, muitas vezes, as empresas têm receio de atuar no comércio internacional porque pensam que é exclusividade das grandes empresas. A gente veio até aqui para desmistificar isso, e mostrar um pouco mais do programa e do comércio exterior, e da viabilidade de lançar seus produtos mundo afora”, disse Gustavo.

Ele ressaltou que as ferramentas para exportar existem e muitas vezes as empresas desconhecem estes mecanismos de apoio. “Procurem os técnicos do PEIEX para conseguir atingir os mercados internacionais”, afirmou.