Prefeitura Municipal de Erechim - Conselheiros tutelares de Erechim participam de congresso nacional
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/16784/conselheiros-tutelares-de-erechim-participam-de-congresso-nacional

11/07/2022

Conselheiros tutelares de Erechim participam de congresso nacional

Conselheiros tutelares de Erechim participam de congresso nacional
Conselheiros tutelares de Erechim participam de congresso nacional

Os conselheiros tutelares de Erechim, Ademir da Rosa e Luciano Perosa, estão representando o município no Congresso de Conselheiros Tutelares 2022 – Congressul – realizado entre os dias 10 a 13 de julho, em Balneário Camboriú, Santa Catarina.

Considerado um dos maiores eventos do país envolvendo a temática, o Congressul reúne em média mil conselheiros por edição e conta como a participação de autoridades locais, federais e regionais, como representantes do Fórum Colegiado Nacional de Conselheiros Tutelares, Secretaria Nacional dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes, entre outras autoridades.

O congresso tem como objetivo a troca de experiências entre os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, mas que também é contemplado por conselheiros tutelares de todo país, diante do alto nível dos palestrantes e profissionais ligados à esfera das políticas públicas (de atendimento, de proteção e de Justiça), relacionadas à infância e juventude.

O conselheiro tutelar, Luciano Perosa destaca a importância da capacitação para compreender perfeitamente as atribuições do órgão e, assim, exercer melhores atendimentos e encaminhamentos em favor das crianças e adolescentes que têm seus direitos violados.

“As situações envolvendo crianças e adolescentes sempre nos fazem refletir se estamos preparados e, a formação continuada é a única forma de estarmos atualizados e seguros para realizar o nosso trabalho. Esta troca de experiência e aprendizado sobre assuntos relacionados ao zelo pelo cumprimento dos direitos das crianças e adolescentes, nos fortalece", disse o conselheiro tutelar, Ademir da Rosa.

Nos quatro dias de programação, acontecem palestras, mesas de debate, assembleias gerias, workshop e eventos culturais. Para a secretária de Assistência Social, Clarice Moraes, que incentiva a participação e a capacitação profissional, a presença dos conselheiros nesse grande evento é fundamental para a melhoria contínua no atendimento às crianças e adolescentes de Erechim.

“Esse é um ambiente de crescimento e troca de experiências, onde os participantes agregam conhecimento para a garantia de, cada vez mais, proporcionar – através do Conselho Tutelar - atendimentos de excelência para as nossas crianças e nossos adolescentes”, disse a secretária.