Prefeitura Municipal de Erechim - 33 agricultores já aderiram ao Programa de Pagamento por Serviços Ambientais
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/16765/33-agricultores-j-aderiram-ao-programa-de-pagamento-por-servios-ambientais

06/07/2022

33 agricultores já aderiram ao Programa de Pagamento por Serviços Ambientais

33 agricultores já aderiram ao Programa de Pagamento por Serviços Ambientais

Em 6 de junho, a comunidade de Capo-Erê recebeu a solenidade de lançamento do Programa de Recuperação de Recursos Hídricos e Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), implantado pela Prefeitura de Erechim, através da Secretaria de Meio Ambiente.

O PSA, que tem como objetivo incentivar a preservação de recursos hídricos de nossa cidade, completou um mês de atividade e já conta com 33 agricultores inscritos.

A adesão é celebrada pelo gestor da pasta de Meio Ambiente, Cristiano Moreira que destaca que o programa tem como objetivo a conservação da água e do solo em propriedades rurais por meio da redução da erosão, do assoreamento dos mananciais e do incremento da vegetação em beiras de rios e nascentes, com foco no reconhecimento e pagamento aos produtores rurais que aderirem voluntariamente ao programa.

“O programa tem como objetivo abranger as Bacias Hidrográficas dos Rios Leãozinho, Ligeirinho, Campo, Cravo, Suzana e Dourado, sendo todos os rios que atravessam o nosso município. Com essa iniciativa inédita, pretendemos reconhecer os agricultores que estão fazendo seu papel em preservar e garantir a saúde e o abastecimento de nosso município”, disse o secretário.

Moreira reforça que até o momento o programa já possui 33 agricultores cadastrados voluntariamente, que seguem agora para a próxima etapa, a fase do diagnóstico. Esse processo definirá o quanto o município possui de área preservada com base nos agricultores inseridos no programa.

O PSA, conforme explica o prefeito de Erechim, Paulo Polis, é um dos projetos do Investe + Erechim e tem foco no reconhecimento inclusive com pagamento aos produtores rurais que aderirem voluntariamente ao Programa.

“A remuneração ocorre a partir da certificação de práticas conservacionistas adotadas pelos mesmos, orientadas com vistas à conservação de água e solo dentro da realidade individual de cada propriedade. Reconhecer o agricultor como promotor de práticas ambientais que geram sustentabilidade produtiva e ambiental, e que impactam positivamente na vida de todos. Esse é o objetivo”, destaca Paulo Polis.

Para ter acesso a mais informações e materiais do PSA basta acessar o portal da Secretaria de Meio Ambiente no site pmerechim.rs.gov.br.