Prefeitura Municipal de Erechim - Convênio entre prefeitura e Fainors vai resgatar, valorizar, difundir cultura italiana e promover turismo
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/16745/convnio-entre-prefeitura-e-fainors-vai-resgatar-valorizar-difundir-cultura-italiana-e-promover-turismo

01/07/2022

Convênio entre prefeitura e Fainors vai resgatar, valorizar, difundir cultura italiana e promover turismo

Atividades envolvem cursos de gastronomia, palestras, encontros motivacionais, intercâmbio cultural e pelo menos cinco filós


Resgatar, valorizar e difundir a cultura italiana por meio da Linha Turismo Erechim e do Turismo Rural. Esse é o objetivo do convênio de 12 meses assinado pelo prefeito de Erechim, Paulo Polis, com a Federação das Associações Italianas do Norte do Rio Grande do Sul (La Piove Fainors), na manhã de sexta-feira (1o de julho), na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Emerson Schelski, esta parceria vai ser muito boa para qualificar ainda mais as rotas turísticas de Erechim, auxiliando a divulgar os atrativos que existem no município.

Cursos, palestras e intercâmbio

Vamos proporcionar cursos de língua italiana, gastronomia típica italiana, e noções básicas de atendimento ao público para os empreendedores do Turismo Rural, e também, palestras e encontros motivacionais e de intercâmbio cultural com representantes italianos. Além disso, serão realizados pelo menos cinco Filós Italianos, como atividade da Linha Turismo Erechim”, afirma o secretário de Emerson Schelski.

O secretário Emerson Schelski ressalta que o município terá mais atrações turísticas, além das rotas do Vale dosParreirais e Vale do Dourado que já receberem mais de 700 pessoas neste primeiro semestre. “Está em elaboração a rota Caminhos da Fé e o projeto da ciclofaixa até Aratiba, novos projetos que irão qualificar o nosso turismo”, disse.

Fainors - valorizar o turismo

O presidente da Federação das Associações Italianas do Norte do Rio Grande do Sul (La Piove Fainors), Marcos Aurélio Dalla Rosa, disse que o convênio é muito importante para fortalecer a cultura italiana, resgatar as relações e os vínculos com a história dos imigrantes, criar mais identidade cultural e valorizar o turismo de Erechim.

Iniciativa relevante

A cônsul honorária da Itália, Gertrudes Castilhos, destacou a relevância deste projeto e a iniciativa da prefeitura. “É a primeira vez que o Poder Público investe nesse tipo de ação para valorizar a cultura, que ajudou e contribuiu com trabalho para formar o município de Erechim”, disse.

Valor imaterial

O prefeito de Erechim, Paulo Polis, enfatizou a importância deste convênio e o bem imaterial, valorizar a cultura italiana, história e a gastronomia. “Este projeto é muito importante porque vai mostrar a nossa cidade, tudo que nós temos e que foi construído em função, também, da cultura italiana, que valoriza o trabalho e o empreendedorismo”, disse o prefeito.

“Devemos também fazer uma viagem para Itália, um intercâmbio, para ver o que está acontecendo neste país de origem com relação ao turismo e a própria gastronomia”, sugeriu o prefeito.

O prefeito Paulo Polis destacou que este é um pontapé inicial para capacitar e melhorar todos os participantes das rotas turísticas. “Agradeço tudo que a cultura italiana fez pelo município e continua fazendo. Mas além de valorizar a história é preciso também olhar para frente, ter novos projetos como este, para qualificar o turismo do nosso município”, ressalta.