Prefeitura Municipal de Erechim - “Um curso agrega conteúdo e ajuda a crescer”, destaca professor de curso de qualificação
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/16709/um-curso-agrega-contedo-e-ajuda-a-crescer-destaca-professor-de-curso-de-qualificao

21/06/2022

“Um curso agrega conteúdo e ajuda a crescer”, destaca professor de curso de qualificação

Afirmação é do professor do curso de Solidiworks do SENAI, Alexandre Onisko, oferecido no Qualificar Erechim + Empregos

 

A busca por se colocar ou recolocar no mercado de trabalho e também a constante busca por crescimento e qualificação profissional é uma realidade. Visando o crescimento das pessoas e profissionais, novas oportunidades e ajudar os erechinenses a trilhar e crescer no mercado de trabalho, é que existe o Qualificar Erechim + Empregos, desenvolvido pela Prefeitura de Erechim, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, com parcerias com diversas instituições de ensino. Mais de 200 pessoas já concluíram cursos profissionalizantes.

 

Atualmente, 160 estudantes estão em aulas de dez cursos – como é o caso do Gustavo Luis da Rosa que está realizando o curso de Solidworks no SENAI. “Além de aperfeiçoar o que eu já conheço, vai me ajudar no meu trabalho, vai abrir novas portas e fazer com que eu me aperfeiçoe mais”, comenta. O jovem que já trabalha na indústria metalomecânica destaca a iniciativa para dar oportunidades. “É muito importante todo mundo poder receber oportunidades para estudar, se aperfeiçoar. É preciso que tenham cada vez mais cursos”, pontua Gustavo.

 

Ajudar os profissionais a crescer

 

Além de oportunizar quem está fora do mercado de trabalho, o Qualificar Erechim + Empregos também tem foco em melhorar a qualificação dos profissionais que atuam em empresas de Erechim. O professor do curso de Solidiworks do SENAI, Alexandre Onisko, comenta que os cursos agregam para população, ajudam a indústria e o desenvolvimento da cidade. “Um curso agrega bastante conteúdo para o pessoal da indústria, para os profissionais crescerem dentro de uma empresa. É um conhecimento a mais no currículo do pessoal”, explica Alexandre.

 

Profissionais para empresas que precisam

 

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Emerson Schelski explica que o município faz uma avaliação do mercado de trabalho, de onde está faltando mão de obra e das áreas que são importantes para qualificação. “Nós temos contato permanente com o SINE e com grandes empresas para entender a demanda local. Assim, podemos potencializar que os erechinenses tenham mais oportunidades através do Qualificar Erechim + Empregos”, pontua Schelski.

 

Realizar um sonho no futuro

 

A qualificação profissional é vista muitas vezes como a oportunidade de realizar um sonho pessoal. Como comenta a Amanda Kiski, de 26 anos, que é formada em gestão de turismo, trabalha com auxiliar de vendas e está fazendo o curso de Costura Industrial Básica. “Estamos aprendendo diversas formas de manusear as máquinas industriais. Era essa expectativa, aprender essa área, mas eu quero seguir pra área de confecção e no futuro, ter um negócio de roupas próprio”, explica Amanda.