Prefeitura Municipal de Erechim - “Os projetos estão sendo analisados com muita agilidade e de forma mais objetiva”
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/16708/os-projetos-esto-sendo-analisados-com-muita-agilidade-e-de-forma-mais-objetiva

21/06/2022

“Os projetos estão sendo analisados com muita agilidade e de forma mais objetiva”

Afirmação é da engenheira civil, Amanda Safraider da Costa, sobre o processo de aprovação de projetos na Prefeitura de Erechim

 

Agilidade para atender a população e imprimir um ritmo constante e eficiente para entregar os serviços públicos na velocidade que precisa o investimento privado. Essa tem sido a prática da Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria de Obras Públicas, Habitação, Segurança e Proteção Social, para aprovar os projetos da construção civil no município. Para se ter uma ideia, no mês de maio foram mais de 100 projetos aprovados e em 15 meses cerca de 1500 liberações.

Muita agilidade

Para a engenheira civil, Amanda Safraider da Costa, 25 anos, o processo de aprovação de projetos junto à Prefeitura de Erechim evoluiu muito desde que ela iniciou a atuação profissional, há aproximadamente 2 anos.

“Hoje em dia, os projetos estão sendo analisados com muita agilidade e de forma mais objetiva, algo que vem surpreendendo positivamente a todos os envolvidos no processo. Para se ter uma ideia, a Secretaria de Obras aprovou um projeto residencial em menos de 7 dias após ser protocolado. Para mim e para meu cliente, foi uma alegria enorme. Desse modo, nós profissionais, podemos otimizar nossos processos em escritório, trabalhando de maneira mais assertiva e pontual para atender às exigências da prefeitura. E nossos clientes finais, ficam muito satisfeitos com essa redução de prazo, pois possibilita o início da execução das obras do empreendimento ou da casa própria bem antes do esperado”, afirma.

Empenho e transparência

Segundo o arquiteto, Cassiano Luiz Turski, 25 anos, e o engenheiro, Marcos Antônio Vitorassi, 30 anos, o início de qualquer profissão é carregado de medos e incertezas e para eles não foi diferente. “Em 2021, começamos a atuar, um como arquiteto e outro engenheiro civil, profissões que carregam grandes responsabilidades e desafios, tendo em vista envolver diretamente a vida das pessoas, tanto na execução quanto no resultado final dos projetos”, afirmam.

“Imaginávamos enfrentar muitas dificuldades ao lidar com a prefeitura. Muito pelo contrário, nos surpreendemos com o empenho da administração e do secretário Mário Rossi, juntamente toda equipe da Secretaria de Obras em nos orientar, com muita transparência e agilidade, para que pudéssemos desempenhar nossas profissões com sucesso e aprovar nossos projetos. Os servidores são sempre solícitos em esclarecer toda e qualquer dúvida, evitando atrasos em trâmites burocráticos que prejudicavam o bom andamento dos projetos e da economia”, explicam.

Conforme Cassiano e Marcos Antônio, esse tipo de trabalho prestado com excelência, “nos transmite confiança e nos motiva a continuar desenvolvendo projetos que contribuam para o desenvolvimento do município. Temos certeza de que a cidade de Erechim vai crescer muito e nós cresceremos juntos”.

Menos burocracia

O engenheiro civil, Roberto Luiz Ferrarese, 66 anos, aprova projetos na Secretaria de Obras da Prefeitura de Erechim há mais de 30 anos e nunca viu tanta agilidade, atualmente. “Toda a equipe envolvida está de parabéns, pois é nítido o empenho de todos em diminuir a burocracia e fazer a cidade de Erechim se desenvolver. Em cada bairro que passamos podemos ver inúmeras obras sendo executadas e novas empresas investindo na nossa cidade. Erechim está no rumo certo, menos burocracia e mais desenvolvimento”, explica.

“Assim que precisa ser”

Segundo o prefeito de Erechim, Paulo Polis, ter agilidade e eficiência na liberação de projetos é muito importante para o município, porque gera um processo em cadeia que faz girar todos os setores da construção civil, como contratação de serviços, venda de material elétrico e de construção, movimentando o comércio, o setor de serviços e a indústria. “A rapidez na aprovação dos projetos destrava a economia erechinense, gerando emprego e renda para a população. E é assim que precisa ser”, afirma.

Investe + Erechim

O prefeito, Paulo Polis, explica que a Prefeitura de Erechim está em meio ao maior plano de investimentos público-privados da história do município, o Investe + Erechim, que envolve as áreas de saúde, educação, infraestrutura, assistência social, qualificação profissional, inovação e tecnologia, o que tem exigido a transformação dos processos administrativos e esforço, aplicação, dos servidores públicos.

“Está aumentando a velocidade com que se entrega os serviços públicos para se aproximar, cada vez mais, do ritmo dos investimentos privados. Tudo isto é resultado de uma nova concepção de gestão pública focada em atender bem a população”, disse o prefeito.

Segundo o secretário de Obras Públicas, Habitação, Segurança e Proteção Social, Mario Rossi, no mês de maio foram mais de 100 projetos aprovados e em 15 meses cerca de 1500 liberações. “A equipe de servidores está atenta a este novo momento da administração municipal e as necessidades da economia do município, na geração de empregos e comprometida em agilizar estes processos”, observa.