Prefeitura Municipal de Erechim - Plano de Mobilidade: definida empresa para realizar estudo
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/16693/plano-de-mobilidade-definida-empresa-para-realizar-estudo

13/06/2022

Plano de Mobilidade: definida empresa para realizar estudo

Plano de Mobilidade: definida empresa para realizar estudo
Plano de Mobilidade: definida empresa para realizar estudo

Prefeito Paulo Polis disse que o Plano de Mobilidade é muito esperado pelo município e destacou a importância, neste processo de construção, de dar espaço às entidades civis que representam os mais diferentes setores da economia


A Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria de Planejamento, apresentou, na tarde de hoje (13), no Salão Nobre, a empresa GO Soluções em Projetos como a vencedora do processo licitatório para construção do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de Erechim. A empresa tem 10 meses de prazo para entregar o trabalho.

Na ocasião, o prefeito de Erechim, Paulo Polis, ressaltou que o Plano de Mobilidade é um amplo estudo muito esperado pelo município de Erechim, já que existem várias questões diretamente relacionadas ao bem-estar da população, que precisam de respostas. “Este estudo é muito abrangente que vai envolver desde a sustentabilidade econômica, social até ambiental do município, enfim, o futuro de Erechim”, disse.

O prefeito Paulo Polis destacou a importância, neste processo de construção do Plano de Mobilidade, de dar espaço às entidades civis que representam os mais diferentes setores da economia erechinense, indústria, serviços, comércio e da educação. “É fundamental que sejam feitas as audiências para a comunidade, empresas, entidades, contribuírem com a construção do Plano de Mobilidade”, observa.

Plano de Mobilidade

Segundo o coordenador da comissão que elaborou o Termo de Referência do Plano de Mobilidade, Airton Pereira da Silva, o estudo vai trazer propostas de modernização do município, no sentido de humanizar toda a estrutura urbana, tornando Erechim mais seguro, atrativo e melhor para viver. “Além disso, o Plano de Mobilidade faz parte da adequação à lei federal 12.587/2012”, explica.

Entre as propostas que o plano vai apresentar, afirma o secretário de Planejamento, Paulo Jeremias dos Santos, está a integração de diferentes formas de deslocamentos no município, com mais segurança e eficiência.

Audiências públicas

A construção do Plano de Mobilidade prevê a realização de três audiências públicas para participação da comunidade, entidades, empresas e sociedade civil.

Quatro etapas

O Plano de Mobilidade será feito em quatro etapas. A primeira fará o levantamento de informações; a segunda, diagnóstico e prognóstico; terceira, diretrizes e propostas; quarta e última, consolidação do Plano de Mobilidade Urbana.

Propostas de grandes projetos

O estudo vai apresentar propostas para grandes projetos, como atualização do sistema de transporte coletivo, estudos sobre ciclovias/ciclofaixas e um inventário de todo o sistema viário.

Complexo

Este é um trabalho complexo já que está ligado a toda infraestrutura de Erechim, que tem 71,17 quilômetros quadrados de área urbana, e área total de 429,17 quilômetros quadrados.