Prefeitura Municipal de Erechim - Ações do Maio Amarelo mostram que prevenção é o melhor jeito de evitar acidentes e salvar vidas
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/16655/aes-do-maio-amarelo-mostram-que-preveno--o-melhor-jeito-de-evitar-acidentes-e-salvar-vidas

02/06/2022

Ações do Maio Amarelo mostram que prevenção é o melhor jeito de evitar acidentes e salvar vidas

Foi uma extensa programação sempre enfatizando a importância de sermos conscientes e responsáveis no trânsito, seja como pedestre ou motorista, e o principal, que a prevenção é o melhor jeito de evitar acidentes e salvar vidas”, avalia secretário Mario Rossi


A equipe de Educação do Trânsito de Erechim realizou mais uma ação do projeto de conscientização de estudantes das escolas municipais e estaduais da região Alto Uruguai. Desta vez, as atividades foram desenvolvidas na Escola Estadual Irineu Evangelista de Souza, em Erebango, para cerca de 100 crianças e adolescentes, e fecharam a série de palestras do Maio Amarelo, que neste ano teve como tema da campanha “Juntos salvamos vidas”, com o objetivo de chamar a atenção da população para o alto índice de mortes e feridos nas rodovias do país.

Segundo o secretário de Obras Públicas, Habitação, Segurança e Proteção Social, Mario Rossi, a equipe de Educação do Trânsito fez várias ações de conscientização em alusão ao Maio Amarelo, capacitando milhares de pessoas, entre crianças, jovens e adultos. “Foi uma extensa programação sempre enfatizando a importância de sermos conscientes e responsáveis no trânsito, seja como pedestre ou motorista, e o principal, que a prevenção é o melhor jeito de evitar acidentes e salvar vidas”, disse.

Em Erebango, os agentes repassaram informações sobre as principais regras que precisam ser seguidas no momento em que se está dirigindo o veículo. Além disso, a importância de quem está ao lado, de carona, ficar atento àquilo que o motorista está fazendo.

“As aulas mostram que é preciso evitar todas as distrações ao dirigir, como, por exemplo, não olhar o celular, não conversar com quem está ao volante, e principalmente, não comer, beber, tomar chimarrão, porque tudo isso tira atenção do condutor, e deixa ele somente com uma mão no volante, o que vai dificultar a reação quando houver um imprevisto”, disse.

Segundo o secretário, Mario Rossi, as palestras destacam que o fundamental no trânsito, que envolve todos os usuários, pedestre, ciclista, condutor do veículo, passageiro, é o respeito à sinalização. “E por isso é preciso ser responsável e consciente”, afirma.

Além disso, comenta o secretário Mario Rossi, os agentes falaram sobre a sinalização nas rodovias, o que cada uma delas significa e porque é preciso respeitá-las. “Eles citaram o exemplo da faixa amarela que divide o fluxo dos veículos, quando é permitido ultrapassar ou é proibido, e como é importante quem estiver viajando junto com os pais, responsáveis, saber dizer para eles onde pode ou não ultrapassar outro carro, para segurança de todos, porque no fim de contas todo mundo quer voltar para casa”, observa.

As aulas de conscientização seguem um padrão, porque o significado da sinalização de trânsito é igual em todo o país, no entanto, quando ocorre em município de pequeno porte, explica o secretário, algumas particularidades são acrescentadas às palestras, como manter a atenção, ser responsável nas ruas e no trânsito, porque mesmo com pouco fluxo de veículos, basta um só para causar um grave acidente.

A Educação do Trânsito é uma iniciativa da Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria de Obras Públicas, Habitação, Segurança e Proteção Social; Coordenadoria de Segurança Pública e Proteção Social e Diretoria de Trânsito.