Prefeitura Municipal de Erechim - Prefeito faz avaliação positiva da missão empresarial ao South Summit
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/16554/prefeito-faz-avaliao-positiva-da-misso-empresarial-ao-south-summit

10/05/2022

Prefeito faz avaliação positiva da missão empresarial ao South Summit

Prefeito faz avaliação positiva da missão empresarial ao South Summit
Prefeito faz avaliação positiva da missão empresarial ao South Summit

 

A primeira ação para começar a estruturar o Polo Tecnológico em Erechim é montar o ecossistema formado por universidades, empresas e Poder Público, afirma Polis

 

“O momento é de avançarmos em inovação e tecnologia e fazer parte do time que caminha na frente”, afirma o prefeito de Erechim, Paulo Polis, nesta segunda-feira (9), ao fazer uma avaliação sobre a Missão Empresarial ao South Summit Brazil, maior evento de tecnologia do mundo realizado pela primeira vez no Brasil, em Porto Alegre, que contou com a presença de uma comitiva erechinense formada por representantes de empresas, universidades e integrantes da administração municipal. “Não poderíamos deixar de estar lá”, disse.

Segundo o prefeito, Paulo Polis, o mundo está em constante mudança e a tecnologia faz parte deste movimento. A questão principal é entender como se inserir neste universo tecnológico, criar um hub de inovação e um Polo Tecnológico. “Mas para que tudo isso aconteça é preciso mudar o comportamento das pessoas”, afirma.

Na sua avaliação, a Missão Empresarial ao South Summit foi muito produtiva porque trouxe algumas ideias de como iniciar esta conexão entre inovação e a realidade erechinense. “Este não é um processo simples, mas não tem como ficarmos de fora disso. E já estamos caminhando neste sentido. A tecnologia vem para auxiliar, por exemplo, a reduzir o tempo de serviço prestado pelo Poder Público à comunidade, para melhorar a economia, os negócios, a vida. É assim que inovação faz sentido”, explica.

O prefeito Polis comenta, também, que em Erechim já tem mais de uma dezena de pessoas trabalhando em casa para empresas de todo o mundo, recebendo o salário em euro ou dólar. “Criando soluções na área tecnológica para o mundo, daqui de Erechim”, disse.

O que é inovação?

É importante explicar para a comunidade, afirma o prefeito, que inovação por si só não se sustenta, ela precisa estar aplicada em serviços, produtos, máquinas, para melhorar o dia a dia das pessoas.

“A inovação vai ser desenvolvida a partir das nossas necessidades, empresas, para atender o setor metal mecânico, serviços, alimentos, a área da saúde. Por exemplo, na semana passada, a Prefeitura de Erechim colocou o serviço de alvará de vigilância sanitária on-line, que será feito em 10 a 15 minutos. O objetivo é também reduzir o papel até chegar a zero na prefeitura com a digitalização de todos os serviços, mas é preciso mudar o comportamento”, enfatiza o prefeito.

Primeiro passo

A primeira ação para começar a estruturar o Polo Tecnológico, em Erechim, observa o prefeito Polis, é estruturar o ecossistema formado por universidades, empresas e Poder Público. “O primeiro passo é juntar essas três esferas, empresas, universidades e poder público”, observa.

O prefeito Polis enfatiza que esta iniciativa já está em curso desde a implantação da Incubadora Tecnológica, que “é o embrião deste processo de inovação”. E, acrescenta, “a ideia agora seria transformar o Polo da ACCIE (Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim) em um Polo Tecnológico, mas as instituições precisam concordar com esta transformação, e como eles mesmos dizem o Polo da ACCIE está subaproveitado”.

Polis explica que o programa municipal Investe + Erechim, o maior plano de investimentos da história de Erechim, tem recursos previstos para serem investidos em inovação e tecnologia. “Que poderiam ser utilizados para adequar a infraestrutura do atual Polo da ACCIE”, comenta.

“É preciso ter sede do futuro, vontade de olhar para frente e de chegar lá, e em Erechim todos estão querendo olhar nesta direção. Agora é hora de colocar no papel, estabelecer os objetivos, metas, tempo para realizar os projetos e trabalhar”, ressalta o prefeito.