Prefeitura Municipal de Erechim - Serviço de DST/AIDS de Erechim é modelo em prevenção e assistência
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/1650/servio-de-dstaids-de-erechim--modelo-em-preveno-e-assistncia

21/05/2008

Serviço de DST/AIDS de Erechim é modelo em prevenção e assistência

Serviço de DST/AIDS de Erechim é modelo em prevenção e assistência

Serviço de DST/AIDS de Erechim é modelo em prevenção e assistência
    Na ltima sexta-feira (16), a Enfermeira Clarice Maroso (DST/AIDS) e a Dr. Ktia Filgueras (PSF UBS Presidente Vargas), estiveram em Porto Alegre, com o objetivo de relatar as estratgias e experincias referentes ao acesso ao diagnstico e tratamento de pacientes HIV/AIDS, do Municpio de Erechim.
    O convite oficial partiu da Secretaria Estadual de Sade, seo de controle de DST/AIDS, aps avaliao detalhada das aes e metas desenvolvidas pelo Servio de DST/AIDS, da Secretaria Municipal de Sade, desde o ano de 2003, na rea de preveno e assistncia ao paciente portador de HIV/AIDS.
    A apresentao foi realizada na reunio da COGE-RS (Comisso de Gesto de Aes de DST/AIDS do Rio Grande do Sul), na qual o Municpio de Erechim tem representatividade. Participaram do evento 39 municpios do RS ligados Poltica Nacional de Incentivo s DST/AIDS do Ministrio da Sade e 18 Coordenadorias Regionais de Sade.
    Erechim apresenta como grande diferencial nas estratgias de combate ao HIV e AIDS realizao de campanhas com oferecimento de testes de HIV populao e a facilidade de acesso dos usurios a estes exames. A maioria dos municpios do Estado enfrenta grandes dificuldades na oferta do exame Anti-HIV aos usurios do SUS e, em alguns casos, os resultados chegam h demorar 90 dias. Outra estratgia importante desenvolvida pelo municpio de Erechim so as slidas parcerias que vm sendo firmadas com entidades, instituies e representantes da comunidade em campanhas de preveno e o Projeto de Formao e Qualificao de Educadores em Sexualidade e Preveno, que qualifica professores de escolas pblicas e privadas na abordagem de temas relacionados no s s Doenas Transmissveis Sexualmente, mas tambm preveno ao uso de drogas e o planejamento familiar.
    Destacamos, na rea assistencial, a equipe multidisciplinar para atendimento do paciente portador de HIV/AIDS formada por Mdico Infectologista (Erechim encontra-se em evidncia entre os poucos municpios do Estado a ter essa especialidade), Enfermeira e Psicloga, alm da coleta de exames complementares para Erechim e dispensao de ARV (Anti Retro Virais) para os 31 municpios pertencentes 11 Coordenadoria Regional de Sade.
   Ao final da apresentao, a Coordenadora Estadual DST/AIDS, Dr.Sandra Sperotto, destacou Erechim como referncia na rea de gesto e planejamento das polticas de sade pblica na rea de preveno e assistncia em DST/AIDS, ficando muito a frente dos demais municpios do Estado, e um modelo a ser seguido por todos os municpios presentes reunio.