Prefeitura Municipal de Erechim - Secretaria de Saúde orienta sobre cuidados contra a dengue
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/16487/secretaria-de-sade-orienta-sobre-cuidados-contra-a-dengue

27/04/2022

Secretaria de Saúde orienta sobre cuidados contra a dengue

Os Agentes de Combate a Endemias, que integram a equipe da Secretaria de Saúde, trabalham diariamente inspecionando casas, terrenos baldios, estabelecimentos comerciais e demais propriedades no município. Além destas inspeções, estes profissionais também trabalham com insistência para levar informações e orientar os moradores, quanto à prevenção da proliferação do mosquito Aedes aegypti, evitando desta forma o contágio pelo vírus da dengue.

O trabalho informativo, feito pelos Agentes de Combate da Endemias é de extrema importância e necessidade, e vem sendo realizado por meio de palestras e oficinas educativas, em colégios e outras associações, em parceria com os demais profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Conforme a chefe de equipe, Luciana Dias quanto maior a divulgação destas informações para prevenção e cuidados, maior será a conscientização da população. “A prevenção e o conhecimento são as melhores formas de combate ao mosquito da dengue. Pedimos à população Erechinense que observe atentamente suas casas, seus pátios, seus reservatórios de água da chuva”, destaca Luciana.

 

Cuidados para evitar o Aedes Aegypti

É comum encontrar larvas de Aedes aegypti em vasilhas de água para cães e gatos, recipientes com água destinada a passarinhos e pratos de vasos de flores.

Por isso, o Poder Público pede também atenção especial com lonas que podem formar bolsões com água da chuva, brinquedos de crianças que podem acumular água e estão a céu aberto, pneus, sacos plásticos e demais objetos que possam acumular água.

É importantíssimo salientar que a fêmea do Aedes aegypti deposita seus ovos em recipientes com água limpa e parada. As fêmeas de Aedes aegypti não colocam ovos em boeiros ou esgotos. O Aedes aegypti dificilmente optará por um local com água suja e com mau odor.

Vale destacar que, os ovos do mosquito da dengue podem ficar colados e viáveis nas paredes dos recipientes por mais de 400 dias. Este é um dos motivos da grande proliferação e resistência destes insetos e é um dos motivos pelos quais os reservatórios de água da chuva em Erechim, são os maiores focos de mosquitos da dengue.

É necessário e fundamental que as caixas d'água da chuva, tonéis e demais reservatórios sejam lavados frequentemente, tendo suas paredes internas esfregadas com escovas e/ou vassouras, para que os ovos sejam eliminados.

Com isso, a pasta responsável da Saúde recomenda também o uso de repelentes e inseticidas de uso domésticos, assim como telas mosquiteiras nas janelas. Há uma população extremamente grande de mosquitos Aedes aegypti em toda a cidade. A colaboração de todos é fundamental para a diminuição de mosquitos e de casos de dengue.