Prefeitura Municipal de Erechim - Delegados da 1ª Conferência de Saúde Mental de Erechim são eleitos para a etapa nacional
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/16436/delegados-da-1-conferncia-de-sade-mental-de-erechim-so-eleitos-para-a-etapa-nacional

11/04/2022

Delegados da 1ª Conferência de Saúde Mental de Erechim são eleitos para a etapa nacional

Delegados da 1ª Conferência de Saúde Mental de Erechim são eleitos para a etapa nacional

As Conferências de Saúde se consagraram como instâncias de representação dos vários segmentos sociais, com a missão de avaliar e propor diretrizes para a formulação de políticas de saúde nos níveis municipal, estadual e nacional. Isso significa dizer que as deliberações das Conferências devem servir para orientar os governos na elaboração dos planos de saúde e na definição de ações prioritárias.

É nos espaços das Conferências que a sociedade se articula para garantir suas necessidades e interesses e para assegurar as diversas formas de pensar o SUS. As conferências fortalecem o controle social e dispositivos que promovem a participação da população e podem abordar a saúde em geral, ou temas específicos, como é o caso da4ª Conferência Estadual de Saúde Mental, com o tema A Política de Saúde Mental como Direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS.

As melhorias do cuidado para a população, no campo da saúde mental têm se fundamentado, historicamente, por meio de conquistas advindas de espaços de debate e participação pública, ressaltando a importância de uma conferência de saúde mental em um contexto de agravamento de vulnerabilidades sociais e da necessidade de defesa da garantia de direitos no SUS. Somente com o fortalecimento dos movimentos em defesa do SUS, da luta antimanicomial e do controle social e popular, antirracista, antiproibicionista e de igualdade de gênero é que será possível o alicerce para a manutenção e fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) em todo território nacional.

A 4ª Conferência Estadual de Saúde Mental aconteceu, em formato híbrido, nos dias 08, 09 e 10 de abril (sexta-feira, sábado e domingo). Os delegados titulares de Erechim acompanharam as atividades do auditório da Secretaria de Saúde para garantir e fortalecer a paridade.

São delegados estaduais: Itamar Gaetano Sartori, Juliana Deboni Conci, Claudia Maria dos Santos Paiva e Douglas Barragana.

Importante destacar que os delegados Itamar Gaetano Sartori, Juliana Deboni Conci e Douglas Barragana foram aclamados para a 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental, que acontecerá de 08 a 11 de novembro de 2022, em Brasília/DF.