Prefeitura Municipal de Erechim - Primeiro Inova Experience: iniciativa para promover inovação e tecnologia em Erechim
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/16413/primeiro-inova-experience-iniciativa-para-promover-inovao-e-tecnologia-em-erechim

06/04/2022

Primeiro Inova Experience: iniciativa para promover inovação e tecnologia em Erechim

Abertura oficial do evento foi na manhã de hoje (6) na sede da Incubadora Tecnológica, que continua ao longo do dia e amanhã (7), oportunizando muitos conhecimentos e desafios 

 

Um evento para fomentar a criatividade e inovação, empreendimentos tecnológicos, buscar novos conhecimentos, conhecer projetos nesta área e fazer contatos interpessoais. Esses são alguns dos objetivos do Primeiro Inova Experience aberto oficialmente, na manhã desta quarta-feira (6), na sede da Incubadora Tecnológica em Erechim, com a presença de participantes, profissionais da área, professores e secretários da administração municipal. As atividades continuam ao longo do dia de hoje, serão 12 horas de conteúdos com palestras, painel de debates, trocas de experiências com empresas incubadas. E amanhã (7),mais 12 horas de desafios tecnológicos, pitches e premiação.

Fomentar novas tecnologias

Na abertura, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Emerson Schelski, disse que no Primeiro Inova Experience terão muitas atividades e troca de conhecimento. Ele agradeceu a todos que contribuíram para a realização do evento, e que esta é uma das formas do poder público fomentar novos empreendimentos e conhecimentos tecnológicos. Emerson Schelski destacou a importância da Incubadora que foi constituída para abrigar projetos/ empresas/startups e ser um ambiente gestor de inovação e novas tecnologias.

Câmara de Vereadores

O presidente da Câmara de Vereadores, Ale Dal Zotto, disse que o Poder Legislativo está de portas abertas e é parceiro para promover inovação e tecnologia. “Esse é também um caminho para o desenvolvimento econômico do município”, afirma.

Nosso próprio ‘Hub’”

O vice-prefeito, Flávio Tirello, ressaltou na abertura que este é um momento histórico para o município, já que está promovendo inovação e tecnologia com a realização do Primeiro Inova Experience. Ele destacou a importância de Erechim ter o próprio “Hub” tecnológico, local específico e com a finalidade de se coligar com outros ambientes criativos para incentivar ideias, gerar soluções, outros Hubs, centros tecnológicos, enfim, fazer inovação no município.

Locomotiva chamada inovação

O prefeito de Erechim, Paulo Polis, disse que tecnologia e inovação são temas muito importantes para Erechim, e citou como exemplo o lançamento, recente, do programa municipal Investe + Erechim, que também é uma forma de inovação na gestão pública, e que visa interligar diferentes áreas, para se inserir na lógica da nova economia, em que um cuida do outro.

A tecnologia tem o objetivo de aproximar as pessoas e torná-las cooperativas, e por isso, é importante entender o que está acontecendo no mundo nesta área e trazer exemplos para Erechim. E o mais importante é saber como a tecnologia pode melhorar a vida das pessoas”, afirma. E, acrescenta, “a tecnologia é uma mola propulsora, um fator decisivo para o desenvolvimento econômico e humano do município. Sejam bem-vindos a esta grande nave que é a inovação”.

A coordenadora de Empreendedorismo Jovem, Maine Moreira, agradeceu a colaboração de todos os apoiadores e incentivadores do Primeiro Inova Experience. “Todos trabalhando juntos para Erechim inovar”, disse.

O diretor da Incubadora Tecnológica, Fabrício de Oliveira, disse que se está no início do trabalho, fazer a conexão do conhecimento tecnológico com o município.

O Primeiro Inova Experience é uma promoção da Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Incubadora Tecnológica e a Coordenadoria de Empreendedorismo Jovem.