Prefeitura Municipal de Erechim - Ações de saúde pública em Erechim são tema da Tribuna Livre
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/16410/aes-de-sade-pblica-em-erechim-so-tema-da-tribuna-livre

06/04/2022

Ações de saúde pública em Erechim são tema da Tribuna Livre

Ações de saúde pública em Erechim são tema da Tribuna Livre
Ações de saúde pública em Erechim são tema da Tribuna Livre

A Prefeitura de Erechim, através da Secretaria de Saúde promove a Semana da Saúde Erechim. A atividade, que acontece até dia 8 de abril, marca o início das celebrações dos 104 anos do município. A Semana da Saúde, além do aniversário do município, é alusiva ao Dia Mundial da Saúde – celebrado em 7 de abril.

Dando continuidade as atividades, a secretária de saúde, Eclesan Palhão, participou na tarde de segunda-feira (4) da Tribuna Livre na Câmara de Vereadores, onde discorreu sobre todas as ações da pasta desde janeiro de 2021 até o momento, para os parlamentares da Casa Legislativa.

Durante seu pronunciamento na Tribuna Livre, a titular da pasta de Saúde destacou o trabalho em equipe, a união de esforços e as parcerias, que foram fundamentais para que o atendimento em saúde pública fosse oferecido com qualidade e dignidade para a população de Erechim.

“Começamos o ano de 2021 com um grande desafio. Uma pandemia de Covid-19 e a responsabilidade em sensibilizar para a importância da vacina e imunizar a nossa população contra a doença. Esse certamente foi o trabalho mais árduo e gratificante que tivemos. Criamos a Central de Vacinação e, hoje, temos mais de 95% da população com o esquema vacinal completo. Além disso, temos excelentes índices no que se refere à Covid, o que nos possibilitou desobrigar o uso de máscara. Erechim foi referência na vacina e esse resultado é de toda a população”, disse a secretária.

Ainda, destaque para a criação da Central Covid, do Centro Integrado em Fisioterapia e Fonoaudiologia, da parceria com o Hospital de Caridade para a realização de procedimentos cirúrgicos em crianças, o projeto Hotelaria na Casa de Apoio à Saúde instalada em Porto Alegre e o aumento dos profissionais no ambulatório Covid.

Também, foi apresentada a contratação de médicos de diversas especialidades, entre elas endocrinologia, dermatologia, cardiologia, psiquiatria, entre outras. “No ano passado também podemos celebrar a reestruturação e mudança do Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPS AD), que hoje possibilita o atendimento das pessoas em local adequado às necessidades para as quais o CAPS foi proposto”, ressalta Eclesan Palhão.

Outro ponto que foi abordado pela secretária da Saúde foi em relação as equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) com implantação de cinco novas equipes para atuar nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e de 10 equipes de Atenção Primária compostas por médicos e enfermeiros.

“Foram inúmeras as ações realizadas. Estamos muito satisfeitos com o resultado desse trabalho integrado de todas as equipes da saúde pública de Erechim. Ainda, faço questão de destacar a implantação do Projeto Família Responsável, onde já disponibilizamos gratuitamente a colocação de cerca de 418 DIUs, o início das atividades do Ambulatório do Prematuro junto ao Ambulatório do curso de medicina da URI e as capacitações e treinamentos de primeiros socorros e Suporte Básico de Vida para as equipes médicas e de enfermagem de todas as UBSs, além da equipe do SAMU, com recursos do Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde (COAPES). Ainda, em tempo, destaco o aumento da carga horária dos dentistas nas UBS para 60 horas/semana e todas ações de prevenção e combate à dengue. Para encerrar só posso mesmo agradecer a todos. Em especial a minha equipe da Secretaria de Saúde que não mede esforços para a realização de um serviço de qualidade. Ainda, a confiança em mim depositada pelos chefes do Poder Executivo que me incumbiram da missão de estar à frente da Secretaria de Saúde o que é uma honra. Deixo aqui registrado o meu compromisso em zelar pela saúde da comunidade de Erechim e buscar oferecer a cada dia mais qualidade e dignidade em todos os atendimentos de saúde oferecidos pelo município de Erechim”, finaliza a secretária de Saúde.